*POR FAVOR, AJUDEM-ME NESTA QUESTÃO*
Se somarmos 1 ao numerador e ao denominador da maior fração própria irredutível na qual o numerador e o denominador são menores que 10, esta operação equivale a multiplicar esta fração por qual outra fração?
OBS.: Gostaria de entender o raciocínio passo-a-passo dessa questão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo a passo:
Fração própria: é quando o numerador é menor que o denominador.
Irredutível: não é possível dividir tanto o numerador, quanto o denominador por um mesmo número.
Primeiro temos que descobrir qual a fração que o exercício está querendo.
Vamos pensar nos possíveis valores que a fração desejada pode ter, pra começar, vamos supor que a fração seja 1/5:
1/5 é igual a 0,2 em decimal, mas nós queremos a maior fração possível, então vamos pensar em algum jeito de aumentar o valor dessa fração. Vamos então fixar o número 1 como numerador. Qual o maior valor que podemos ter para o numerador = 1 ? Percebemos que:
Percebemos então que quanto MENOR o DENOMINADOR, MAIOR é o valor da fração. Vamos pensar agora no caso do numerador ser igual a 2. Queremos então o MENOR DENOMINADOR possível para o numerador 2. Como a fração é própria, o denominador tem que ser maior que numerador, então o menor denominador possível é 3:
2/3 é igual a 0,666... então temos que:
2/3 então passa a ser a maior fração até agora. Se continuarmos no mesmo raciocínio, agora usando o numerador igual a 3, temos que:
E percebemos que:
Então, para todo numerador novo que tentarmos, o denominador sempre terá de ser 1 a mais para que a fração seja própria. Ou seja, podemos testar:
, , ...
Onde chegamos a conclusão de que:
Não podemos ter o numerador = 9, pois o denominador seria 10 e a pergunta diz que não pode. Então a fração que buscamos só pode ser:
Então, se somarmos 1 ao numerador e ao denominador de 8/9 temos:
A pergunta é: por qual fração eu preciso multiplicar 8/9 para ela virar 9/10? Então: