Geografia, perguntado por letiticia30, 9 meses atrás

por favor ajudem, eu não entndo nada dessa matéria

Sabemos que o mercado consumidor nordestino era muito limitado nos anos iniciais de sua ocupação pelos portugueses, mas era fundamental que houvesse atividades que auxiliassem a manutenção das atividades centrais de exportação da cana. Sendo assim, a alternativa que melhor explica a relação entre a atividade central do nordeste canavieiro com sua interiorização é: *

Pela necessidade de coletar drogas do sertão, os portugueses exploravam o interior nordestino para alimentar o desejo europeu por especiarias.

Devido a febre do café, consumido em largas escalas no mercado europeu, os portugueses se expandiram para o Agreste para iniciar esse extrativismo.

Necessitando de uma fonte alternativa para a Pau-Brasil, os portugueses foram forçados a iniciar no Agreste a exploração de Araucária.

A busca pelo buriti, obtido apenas na Mata dos Cocais, incentivou os portugueses a desbravarem o interior do nordeste.

Pelo foco restrito na agroexportação no litoral, foi necessária a ocupação do Agreste com animais para abastecer a alimentação nos engenhos.

Soluções para a tarefa

Respondido por fsenrafs
8

Resposta:

Pelo foco restrito na agroexportação no litoral, foi necessária a ocupação do Agreste com animais para abastecer a alimentação nos engenhos.

Explicação:

No século XVII, a principal atividade econômica da colônia brasileira era a produção de açúcar. Para que os engenhos funcionassem, era necessária a utilização de bois, que movimentavam as moendas. Eles também eram utilizados para o transporte de cana-de-açúcar.

Dessa forma, a pecuária era uma atividade necessária à economia açucareira. Conforme os engenhos foram se espalhando pelo litoral, a pecuária também cresceu.  Além disso, o gado era utilizado para arar a terra em outras partes da colônia, como na capitania de São Vicente.

Perguntas interessantes