{por favor ajudem é pra amanhã }
questao 03 (Unicamp-SP)
a guerra o cativeiro e o sacrifício dos prisioneiros estavam na base das relações entre as aldeias Tupi do Brasil pré-colonial a dinâmica das relações (de conflito ou de aliança) as unidades locais forneceu a chave do êxito -ou fracassos- dos europeus , na sua busca por controle sobre a população nativa.
segundo o autor do texto,
a) a principal dificuldade de colonizadores na tentativa de governar os povos indígenas era combater a prática de antropofagia
b) os colonizadores obrigavam os povos indígenas a guerrearem entre si para, com isso, conseguiu dominar as populações.
c) os grupos indígenas em combater, casos vencessem as batalhas, prendiam os colonizadores e os submetiam à escravidão
d) o sucesso dos portugueses na colonização dependia da sua compreensão das infinidades e rivalidades entre os diferentes povos nativos.
Soluções para a tarefa
Sobre as relações entre os europeus e os povos das aldeias Tupi durante o período do Brasil pré-colonial é correto afirmar que: “o sucesso dos portugueses na colonização dependia da sua compreensão das infinidades e rivalidades entre os diferentes povos nativos. ” (alternativa d).
A colonização do Brasil a o relacionamento com os indígenas
Inicialmente o relacionamento entre povos indígenas e colonizadores portugueses foram amistosos e sem grandes conflitos. À medida que os interesses em expandir a colonização do território foram aumentando, os indígenas passaram a ser um empecilho à colonização.
Para tornar o processo de colonização mais estratégico para os portugueses, alguns grupos estabeleceram alianças com os indígenas que conheciam melhor o território e se aproveitaram da rivalidade entre os povos indígenas para estabelecer parcerias que seriam mais bem-sucedidas para ajuda no processo de dominação sobre os povos.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre conflitos e alianças entre os indígenas em: https://brainly.com.br/tarefa/27361541
#SPJ1