Português, perguntado por gabycamposm, 1 ano atrás

Por favor, ajudem!!

1. Como podemos dividir a produção literária do Quinhentismo no Brasil? Qual era o objetivo das obras desse período?

2. Fale sobre a vida e a obra de José de Anchieta.

3. Quem são os maiores nomes do Barroco no Brasil? Faça um belo relato sobre a vida e obra de cada um deles.

4. Cite características da literatura Barroca relacionada com o contexto histórico.

5. Qual o maior nome no Barroco em Portugal? Faça um breve relato sobre a biografia do autor.

6. Como era a relação de padre Antônio Vieira com a inquisição?

7. Faça uma relação de toda produção literária de padre Antônio Vieira.

Soluções para a tarefa

Respondido por cml54
5
1 - Literatura Catequética e Literatura de Informação. Catequizar os índios e levar informação a Portugal. 
2 - José Anchieta era um padre jesuíta e na época do quinhentismo escreveu a primeira gramatica tupi guarani. E toda sua obra é voltada para a catequese dos índios.
3 - PADRE ANTÔNIO VIEIRA (1608-1697) Foi o maior pregador do seu tempo; defensor dos negros, dos índios e dos cristãos-novos (judeus convertidos). A defesa dos cristãos-novos e valeram-lhe o ódio da Inquisição que o processou por opiniões heréticas. Foi condenado a dois anos de reclusão em uma casa jesuítica e o impedimento de pregar. Anistiado por D. Pedro, regressou ao Brasil em 1681. Pertence tanto à nossa literatura quanto a portuguesa.
GREGÓRIO DE MATOS GUERRA (1633-1693) Apelido: Boca do Inferno (devido linguagem maliciosa e ferina com que criticava pessoas e instituições da época).Advogado formado em direito pela universidade de Coimbra. Foi o mais importante poeta do Barroco Brasileiro.Sua obra nunca foi publicada em vida, o que ocasionou muitos problemas de autoria. Permaneceu inédita até o século XX quando Afrânio Peixoto a reuniu em seis volumes, publicados no Rio de Janeiro, pela Academia Brasileira de Letras, entre 1923 e 1933
4 - 
Caracterizado pelos contrastes, oposições e dilemas, o período literário chamado de Barroco nasce no final do século XVI e início do século XVII decorrente da crise do Renascimento  que fora ocasionada, principalmente, pelas fortes divergências religiosas e imposições da Igreja Católica, sem falar nas dificuldades econômicas decorrentes do declínio do comércio do Oriente. Os homens barrocos buscavam pela salvação, mas ao mesmo tempo queriam usufruir dos prazeres mundanos, o que entrava em conflito direto com os católicos conservadores da época.
5- Padre António Vieira (1608 – 1697) (tem a biografia na 3)
Perguntas interessantes