por favor :)
1º Leia com atenção.
"Criado em 1991 (...) o Mercosul é, na verdade, uma plataforma de inserção competitiva numa economia mundial que simultaneamente se globaliza e se regionaliza em bloco (...). Busca a liberalização de entraves aos fatores produtivos para dentro e para fora do espaço econômico comum. Por isso tem a vocação de polo aberto, não tendo, inclusive pela própria natureza de sua dimensão econômica, a possibilidade de ser um bloco ensimesmado (...)" (LAFER, C. in "Folha de S. Paulo", janeiro de l994.)
A posição do autor, ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, reflete as políticas desenvolvidas pelos governos dos países do Mercosul, desde os primeiros acordos para a sua instituição.
Assinale a alternativa que contém as afirmações concordantes com essa postura:
1 - A formação do Mercosul, como bloco regional, cria saídas econômicas para os países membros, tornando desnecessária e indesejável a adesão à globalização econômica, visto que ela representa novas formas de dominação e exploração.
2 - O dinamismo comercial entre Brasil e Argentina - as duas economias mais poderosas do bloco - estimulado pelo Mercosul, não vai excluir a condição de global traders (países que comercializam com todo o mundo) de ambos.
3 - A integração desses países num único bloco possibilita a complementaridade de suas economias, permitindo a livre circulação de bens e serviços, barateando custos de mão de obra e uniformizando tarifas alfandegárias.
4 - A principal finalidade do Mercosul, para as economias dos países membros, é a de se erguerem barreiras contrárias ao processo de globalização econômica (como as tributárias, por exemplo).
Está CORRETO:
a) Todas
b) 1, 2 e 3
c) 2 e 3
d) 3 e 4
e) 1,2 e 4
Soluções para a tarefa
Respondido por
23
Resposta: Alternativa correta é a letra C, (2 e 3).
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
resposta correta letra C.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás