POR FAVOOR ME AJUDEM É URGENTE
Preciso de um texto (redação) sobre a necessidade da resiliência emocional dos jovens no Brasil do século XXI
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que possibilita alguns jovens a se saírem bem na escola, formarem relaçoes significativas e sentirem-se esperançosos quanto ao futuro, apesar da adversidade, enquanto outros se tornam depressivos ou autodestrutivos? Esta é uma pergunta recorrente feita por clínicos, pesquisadores, pais, professores e os próprios jovens, até mesmo na prática clínica e acadêmica da autora deste artigo - por ela foi fundada uma clínica para crianças com risco de doença mental, que dirigiu durante 15 anos, e na qual uma equipe multidisciplinar avaliou e tratou quase 700 famílias, todas as quais tinham, pelo menos um parente com doença mental. Enquanto algumas famílias se sentiram esmagadas pelos desafios em suas vidas, outros membros da família se saíram bem e realizaram seu potencial apesar das adversidades que incluíam abuso, trauma, imigraçao e estado de refugiado, problemas graves de saúde mental, consequências da experiência em países destruídos por guerras, acidentes de automóveis e pobreza.
Todas as crianças resilientes neste grupo de risco tinham uma coisa em comum: conseguiram nao somente se adaptar, mas florescer, nao obstante a adversidade que enfrentaram. Através da terapia cognitiva individual, familiar e dos irmaos, essas crianças e as famílias se tornaram mais flexíveis ao lidarem com o estresse familiar. A mensagem é esperançosa - a resiliência pode ser desenvolvida e alimentada. Neste artigo, será explorada a interaçao de fatores que contribuem para a resiliência e as estratégias para incentivar essa resiliência na vida dos jovens.
Evoluçao do conceito de resiliência
A resiliência está ligada à capacidade de o indivíduo se recuperar das dificuldades ou mudanças - funcionar tao bem quanto antes e depois prosseguir. Os jovens que sao resilientes podem lidar efetivamente com os problemas ou podem se adaptar ao estresse e aos desafios da vida, aprender com a experiência, administrar bem situaçoes estressantes e, no futuro ainda se tornarem mais fortes. Ter boa saúde mental é uma parte de ser resiliente. A saúde mental demanda o equilíbrio de diferentes aspectos da vida: físico, intelectual, social, emocional e espiritual. Ela depende da habilidade de dar um sentido realista às circunstâncias existentes e de reagir de forma significativa a elas. A resiliência dos jovens é determinada pela interaçao do risco individual, familiar e ambiental e dos fatores potenciais1.
A autora tem acompanhado clínica e academicamente as questoes de domínio, competência e resiliência que foram desenvolvidas anteriormente pelos doutores James Antony, Norman Garmesi, Michael Rutter, William Beardslee e Froma Walsh e verificou que, ao passo que há cada vez mais literatura sobre resiliência, poucos livros abordam as aplicaçoes práticas de se criar filhos resilientes. No livro "Growing up resilient: ways to build resilience in children and youth" (Crescendo de forma resiliente: maneiras de desenvolver a resiliência em crianças e jovens - em traduçao livre) junto com a coautora, Dra. Nazilla Kahnlou, a autora deste artigo decidiu explorar a interaçao dos fatores do indivíduo, da família e da comunidade, os quais contribuem para a resiliência, a fim de disponibilizar a clínicos, pesquisadores, pais, jovens e assistentes sociais algumas sugestoes para equipá-los com certos elementos que nutrem a resiliência. O livro mencionado já teve várias ediçoes e recebeu a designaçao do selo de qualidade CSC2.
Fatores individuais para fomentar a resiliência
Desde o nascimento até a vida adulta, crianças e jovens passam regularmente por mudanças e, em sua grande maioria, sao mudanças sobre as quais têm pouco controle. Crianças e jovens resilientes dominam diversas tarefas do desenvolvimento à medida que passam da infância para a adolescência; ao formarem vínculos seguros e fortes com seus cuidadores, eles desenvolvem autocontrole, modulaçao emocional, relaçoes com seus pares e dominam o ambiente escolar. Na adolescência, enquanto passam pelas mudanças físicas e hormonais da puberdade, começam a assumir responsabilidades de adulto nas tomadas de decisao, avançando em sua educaçao e estabelecendo uma identidade social e sexual estável. Embora a mídia retrate a adolescência como um período de tremenda reviravolta, estresse e conflito, a maioria dos adolescentes é bem-sucedida na escola, apegada às suas famílias e comunidades, e reconhece que adultos podem cuidar, ensinar, guiar protegendo-os ao longo de sua jornada.
Os fatores individuais a seguir, contribuem com a resiliência nos jovens: temperamento, poder de aprendizagem, estabilidade emocional, capacidade de controlar a raiva e superar frustraçoes rapidamente.
Explicação:Espero ter ajudado:)