História, perguntado por dyegopotkowa, 5 meses atrás

Por favo alguém pesquisa na internet E.biografia Napolea Bonaparte e fazer um resumo desse texto ​

Soluções para a tarefa

Respondido por beneditorampelotti20
0

Resposta:

Napoleão Bonaparte foi um militar e estadista francês. Napoleão Bonaparte nasceu em Ajaccio, capital da ilha de Córsega, França, no dia 15 de agosto de 1769. Napoleão era o segundo filho de uma família de seis irmãos.

Napoleão iniciou seus estudos em sua cidade natal e com 10 anos de idade ingressou no Colégio Militar de Brienne e em 1784 ingressou na Escola Real Militar de Paris, de onde saiu oficial de artilharia.

A «burguesia francesa» enriquecida pelo comércio exigia a garantia de seus direitos, numa sociedade onde, apesar de sustentar o Estado e de ser a classe social dominante, sua posição política e jurídica era muito limitada em relação aos privilégios do clero e da nobreza. A inquietação social e política, aliada a problemas financeiros graves, persuadiu Luís XVI a convocar os «Estados Gerais», o grande parlamento nacional que não se reunia há 175 anos. Em maio de 1789 os Estados gerais se reúnem no Palácio de Versalhes, mas conforme a tradição a cada ordem, um voto, o que implicaria na vitória dos interesses dos privilegiados. Dias depois, a burguesia com o apoio do baixo clero e de alguns membros da nobreza, separaram-se dos demais e declararam-se em Assembleia Nacional os representantes da nação e juraram permanecer reunidos até que ficasse pronta uma Constituição para a França.

No dia 9 de julho de 1789, reuniu-se a Assembleia Nacional Constituinte, encarregada de elaborar uma Constituição.

No dia 14 de julho de 1789 a massa urbana de Paris tomou a Bastilha, prisão política símbolo do autoritarismo e das arbitrariedades cometidas pela monarquia. No dia 21 de janeiro de 1793, o rei Luís XVI foi guilhotinado na Praça da Revolução em Paris. Quando eclodiu a Revolução Francesa, Bonaparte uniu-se aos «jacobinos» – representantes da média e da pequena burguesia e das classes populares, e serviu na recém-criada Guarda Nacional. No dia 5 de outubro de 1795, Napoleão foi chamado pelo diretório para subjugar em violentos combates de rua, uma revolta monarquista em Paris.

Antes de partir, no dia 9 de março Bonaparte casou-se com Josephine, viúva do general Beauharnais, guilhotinado em 1794. Dois dias depois de casado, Napoleão partiu para a guerra na Itália, onde revelou seu extraordinário gênio militar. De regresso a Paris foi delirantemente aclamado.

No dia 9 de novembro, a alta burguesia aliou-se a Napoleão Bonaparte e juntos deram um golpe derrubando o Diretório . Om o título de Primeiro-Cônsul, Napoleão passou a deter todos os poderes – os outros dois tinham apenas voto consultivo. Apesar do autoritarismo, Napoleão revelou-se notável político e administrador. O restabelecimento da ordem e da paz, bem como os atentados frustrados de monarquistas, fizeram crescer a popularidade de Napoleão, que habilmente os utilizou para se proclamar cônsul vitalício por plebiscito em 1802.

No dia 28 de maio de 1804, um senatus consultus proclamou Napoleão I imperador da França, decisão que foi ratificada por plebiscito. Napoleão Bonaparte cercou-se de uma corte suntuosa, os generais e os altos funcionários receberam títulos de nobreza. Sem ter filhos para sucede-lo, Napoleão separou-se de Josefina, e casou-se com Maria Luísa da Áustria, filha de Francisco II e irmã de D. Leopoldina, esposa de D. Pedro I. François Charles Joseph Bonaparte, filho de Napoleão I e de Maria Luísa, nasceu em Paris em 1811 e morreu em Schonbrunn em 1832.

Como imperador da França, Napoleão implantou uma ditadura sem disfarce, voltada para o atendimento e defesa dos interesses da burguesia. Tentando transformar a França em uma potência industrial e destruir a prosperidade britânica, Napoleão entrou em guerra com várias coligações militares lideradas pela Inglaterra. Em 1808, Napoleão usurpou o trono espanhol e nomeou seu irmão José Bonaparte como rei da Espanha, com grande reação da população de Madri.

Fuzilamento em Madri

Em 1812, com mais de 600 mil homens, Napoleão invadiu a Rússia, mas encontrou Moscou incendiada.

Em 1814, forças militares de vários países, liderados pela Inglaterra, invadiram a França, chegam até Paris e obrigam Napoleão a abdicar do trono francês. Napoleão foi levado para o exílio na ilha de Elba, no Mar Mediterrâneo.

Reassumiu o poder e governou por apenas cem dias.

Em junho de 1815, seu exército foi definitivamente derrotado, na batalha de «Waterloo», por tropas estrangeiras coligadas e comandadas pelo inglês Wellington. Napoleão Bonaparte faleceu na ilha de Santa Helena, no dia 5 de maio de 1821, depois de 6 anos de exilo.

Perguntas interessantes