Por exemplo, em "O brasileiro não tem preconceito de cor", "brasileiro" está em lugar do plural "brasileiros". Ou seja, usou-se um termo em lugar de outro, visando à obtenção de um efeito retórico de aproximação entre cada um de nós (conjunto de "eus"). O plural "brasileiros", aqui, daria um sentido de "distanciamento" maior entre o conjunto e eu. O sujeito singular (eu) cria uma ideia mais próxima de que não carrego preconceito racial. Isso significa reconhecer a existência de um jogo que não dispensa um certo fator emocional. O plural dispersa, o singular concentra e intensifica a ideia de que sou parte de um povo incapaz de exercitar o preconceito.
CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática,1988.
O texto anterior evidencia como as figuras de linguagem são utilizadas, também, para criar efeitos ideológicos. Para ilustrar essa análise, o autor utiliza um exemplo de
A comparação. B eufemismo. C hipérbato.
D metáfora.
E sinédoque.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A resposta correta é a letra D) metáfora.
A metáfora consiste em usar uma palavra ou uma expressão qualquer em lugar de outra, que que haja a relação real, mas em virtude da circunstância de que o nosso espírito está associando e depreendendo entre elas certas semelhanças.
É muito importante que a metáfora tenha um caráter subjetivo e momentâneo: se a metáfora se cristalizar, ela deixará de ser metáfora e passará a ser catacrese (é o que ocorre, por exemplo, com o “pé de alface”, “perna de mesa”, entre outros ditos populares.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Informática,
6 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás