Pedagogia, perguntado por vilmafernandes1, 1 ano atrás

"Por exemplo, a floresta amazônica não passa para o antropólogo - desprovido de um razoável conhecimento de botânica - de um amontoado confusode árvores e arbustos, dos mais diversos tamanhos e com uma imensa variedade de tonalidade verdes. A visão que o índio tupi tem deste mesmo cenário é totalmente diversa: cada um desses vegetais tem um significado qualitativo e uma referência espacial. Ao invés de dizer como nós : "encontro-lhes na esquina junto ao edifício x, eles frequentemente usam determinadas árvores como ponto de referência. Assim, ao contrário da visão de um mundo vegetal amorfo, a floresta é visita como um conjunto ordenado, constituído de formas vegetais bem definidas "(LARAIA, 2001,P.35)
Pense na diversidade e a questão cultural na escola. Após ler com atenção o texto acima assinalea alternativa em que o texto relaciona a educação, cultura e educadores : a) Na verdade esse é um texto de botânica e nada tem a ver com educação, pois em educação não se deve estudar a vegetação da floresta amazônica, e sim os elementos da cultura universal.b) O texto é de antropologia e nada tem a ver com educadores, uma vez que ele fala de um grupode índios que vivem na floresta amazônica e seus conhecimentos sobre a botânica local.c) Podemos relacionar educação e educadores no texto ae pensarmos na escola indígena, que para ensinar sobre botânica usa os conhecimentos da população construindo uma relação da classificação indigena das plantas com a classificação científica da botânica.d) A partir do texto, podemos pensar que aquilo que parece estranho, como comportamentos diferenciados, são resultados de uma vivência cultural e mesmo que essa cultura nos seja desconhecida, não significa que ela não seja legítima.e)Podemos pensar a educação a partir do texto acima, pois o indígena aprende pelo senso comum que cada árvore tem sua função e é importante para a preservação da floresta.

Soluções para a tarefa

Respondido por sher75
98
a partir do texto podemos pensar que aquilo que parece estranho como comportamentos diferenciados são resultados de uma vivência cultural e ao mesmo que essa cultura não seja desconhecida não significa que ela não seja legítima
Respondido por Matheusieti
11

A alternativa D está correta.

Os rios da Amazônia se diferem por sua coloração de acordo com determinadas substâncias e nutrientes que se encontram neles:

Água preta: Por causa de ácidos húmicos e fúlvicos, resultados da decomposição do húmus no solo. Nascem em terrenos de planície e carregam areia e húmus. Por exemplo:  Rio Negro.

Águas claras:  Como são pouco ácidos, nascem dos escudos cristalinos. Por exemplo: Rio Tapajós.

Águas barrentas: Elas provém de regiões montanhosas proporcionando esta coloração. Ex.: Rio Amazonas.

 

Vale ressaltar, que seu relevo é variado e formado por planícies  depressões,e planaltos.

Seus planaltos possuem uma formação irregular, com altitude acima de 300 metro  e são decorrentes de processos erosivos sobre rochas sedimentares, assim temos:

-Planalto da Amazônia Oriental

-Planaltos residuais Norte Amazônicos.

Mais do tema:

https://brainly.com.br/tarefa/12727927

Anexos:
Perguntas interessantes