Por: Estadão Conteúdo
Uma invenção brasileira criada na década de 1990 já é responsável por mais da metade das compras feitas no cartão de crédito.
Criado para substituir os cheques pré-datados, o parcelamento no cartão caiu no gosto de clientes e lojistas brasileiros e a operação responde por mais da metade do valor faturado pela indústria de cartões de crédito no Brasil.
Pesquisa anual do Banco Central revela que, em 50,7% das compras feitas no primeiro trimestre de 2019, clientes optaram por parcelar em pelo menos duas vezes no cartão.
Do caixa de supermercado ao site da companhia aérea, a opção de dividir a compra supera os pagamentos feitos em uma única vez, ou 49,3% das transações.
A política de crédito de uma empresa fornece os parâmetros que determinam se deve ser ou não concedido crédito a um cliente e, em caso afirmativo, qual o valor do limite de crédito a ser atribuído. Tanto nas empresas quanto em bancos e órgãos ligados ao governo, tais parâmetros não são diferentes e um cliente pode ser considerado como uma pessoa física ou pessoa jurídica. As micro e pequenas empresas também, em determinados momentos como clientes, encontram muitas dificuldades na hora de buscar crédito junto aos bancos e aos órgãos ligados ao governo. Tal dificuldade aumenta porque em uma análise de crédito há a necessidade de que seja feita uma boa análise das informações contábeis e financeiras e, muitas micro e pequenas empresas que possuem dificuldades financeiras não possuem uma boa gestão contábil e muito menos das informações financeiras.
Supondo que você é um consultor especializado em gestão de micro, pequenas ou médias empresas formado(a) pela UNISA então já sabe como funciona a política de crédito para o PME. Nesse contexto, como responderia as seguintes perguntas ao ser questionado por um pequeno ou médio empresário?
a) O uso do cartão de crédito pode ser uma boa alternativa para o pequeno e médio empresário considerando as dificuldades envolvidas na obtenção de crédito pelas PME? VALOR = 1/3 do valor total da questão.
b) Explique as formas de garantia real de crédito. VALOR = 1/3 do valor total da questão.
c) Explique o cenário de restrição ao crédito para as pequenas e médias empresas. VALOR = 1/3 do valor total da questão
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resolvendo cada item da questão:
a) Se o pequeno ou médio empresário tem um rendimento médio mensal estável e assegurado, conseguindo pagar as contas do cartão em dia e evitando os juros absurdos, pode ser uma boa alternativa.
b) A consignação de rendimentos, o penhor e a hipoteca são algumas das mais comuns garantias de crédito no mercado.
c) A suscetibilidade de pequenas e médias empresas em momentos de crise econômica constitui fator de desconfiança para a obtenção de créditos, dificultando a expansão da produção.
Perguntas interessantes