Por desconhecimento, muitos nutricionistas confundem os papeis das diferentes entidades representativas da categoria. Os Conselhos Regionais de Nutrição têm a função de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional do nutricionista; como autarquias federais, expedem a Carteira de Identidade Profissional, cumprem e fazem cumprir as legislações e o Código de Ética, funcionam como Tribunal de Ética Profissional. Os Sindicatos de Nutricionistas por sua vez, lutam pela valorização profissional, negociam por melhorias das condições de trabalho e realizam orientações técnicas. Tem-se também a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), configurada como uma sociedade sem fins lucrativos que congrega profissionais, concedendo título de especialista em nutrição perante o cumprimento de alguns pré-requisitos.
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos sobre as atuações das entidades de classe e associações científicas e culturais e sobre o Código de Ética do Nutricionista, examine as afirmativas a seguir:
I. O nutricionista que vincular seu nome à uma marca específica de suplementos para atletas poderá ser penalizado pelo Conselho Regional de Nutrição.
II. O Conselho Regional de Nutrição pode penalizar um profissional que realiza atividades ilegais em suas redes sociais, como foto de antes e depois de seus pacientes.
III. O Conselho Regional de Nutrição pode autuar um nutricionista responsável técnico, por servir refeições impróprias para o consumo de clientes em uma unidade de alimentação.
IV. O nutricionista que publicar em suas redes sociais pacotes promocionais de acompanhamento profissional por valores inferiores aos praticados, poderá ser penalizado pelo Sindicato dos Nutricionistas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
jessikadeoliveiramot:
Resposta correta é a II,III,IV, pois a I não está em conformidade, pois conforme o Art. 63, é vedado fazer publicidade ou propaganda em meios de comunicação. Assim, torna evidente que vincular o nome à marca, por si só, não acarreta em penalidade, mesmo porque há necessidade de laudos técnicos que apenas o profissional de Nutrição pode emitir.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
ALTERNATIVA 5
Explicação:
Respondido por
0
Não há penalização pela vinculação do nome de um nutricionista com marcas, como de suplementos para atletas, o que o nutricionista não pode é fazer propaganda sem comprovação científica da eficácia do produto vendido (alternativa 5).
CRN e sanções
Atividades ilegais, como fotos de antes e depois, sorteio de consultas, servir refeições impróprias para o consumo ou promover pacotes com valores abaixo do praticado pelo mercado são ações que podem ser penalizadas, tanto pelo conselho como pelo sindicato, são ações que fogem da ética.
Venha estudar mais sobre o Conselho Regional de Nutrição
https://brainly.com.br/tarefa/21605287
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
ENEM,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Sociologia,
6 meses atrás
Pedagogia,
6 meses atrás
Informática,
1 ano atrás