Por definição, um aquifero é uma unidade geológica onde se infiltra e se armazena água
que pode ser utilizada como fonte de abastecimento. Existem vários tipos de aquiferos,
classificados de diferentes formas com base nos mais distintos critérios. Em uma dessas
possibilidades, há a divisão que apresenta três tipos de aquiferos. Quais são?
a) Os livres, os suspensos e os confinados.
b) Os inesgotáveis, os suspensos e os confinados.
c) Os estáveis, os suspensos e os confinados.
d) Os renováveis, os suspensos e os confinados.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Quanto à circulação
Podemos dizer que existem essencialmente três tipos de aquíferos
Porosos, quando a água circula através de poros. As formações geológicas podem ser detríticas (ex. areias limpas), por vezes consolidadas por um cimento (ex. arenitos, conglomerados, etc.)
Fraturados e/ou fissurados, quando a água circula através de fracturas ou pequenas fissuras. As formações podem ser granitos, gabros, filões de quartzo
Cársticos, quando a água circula em condutas que resultaram do alargamento de diaclases por dissolução. As formações são os diversos tipos de calcários.
Quanto ao confinamento
Aquífero livre ou freático: são recipientes originados das rochas permeáveis através da formação geológica, tendo a sua base constituída por uma extensa camada impermeável de argila, já o seu topo é coberto por água que está em equilíbrio com a pressão atmosférica com a qual se comunica. Nesse tipo de aquífero livre, há uma variação na quantidade de água, pois quem determina essa quantidade é a chuva e isso depende exclusivamente da umidade do local. Esse tipo é um dos mais encontrados, contudo também o mais explorado e o que apresenta maiores registros de contaminação.
Aquífero confinado ou artesiano: o teto desse aquífero e a sua base são constituídos também por rochas permeáveis. Independentemente do seu tamanho ele sempre estará completo (saturado) por água. Nesse armazenamento a pressão da água no topo da saturação é muito maior que a pressão atmosférica daquele mesmo ponto, Por esse fator, quando a abertura de um poço artesiano nesse local, há um grande volume de água sendo jorrada para fora do aquífero. Nessa classificação de aquífero, o processo de contaminação é muito lento, porém há uma dificuldade muito grande de reverter essa situação. Esses aquíferos confinados possuem a chamada recarga indireta que estão sempre localizadas em meio as bacias sedimentares[3]
Aquífero suspenso: é um aquífero dotado de camada impermeável ou semipermeável que não armazena nem transmite água.
Quanto à porosidade
Aquíferos porosos: considerado como um dos mais importantes tipos de aquíferos, pois armazena o maior volume de água possível, e é encontrado em várias régiões. Ele é composto por rochas sedimentares e também por solos arenosos. Os poros homogeneamente distribuídos, encontrados nas rochas, serão por onde a água circulará, sendo assim sua maior característica.[3]
Aquíferos fraturados ou fissurados: é composto por rochas ígneas, metamórficas ou cristalinas, a circulação da água acontece entre as fendas ou fraturas, essas fendas são resultado do movimento das placas tectônicas. A quantidade de água existente nesse aquífero está diretamente relacionado ao numero de fraturas. Se forem perfurados poços nessas rochas, a probabilidade de abundância de água por hora é muito pequena. A fluidez da água só acontecera onde houver fraturas.
Aquíferos cársticos: formados por rochas carbonárias ou calcárias, esse tipo também possui fissuras que foram resultado da dissolução do carboneto pela água, essas fissuras podem ser quilométricos formando os chamados rios subterrâneos. As rochas que formam esse aquífero é o calcário, mármore e dolomita.