Sociologia, perguntado por tainarateski, 1 ano atrás

Por conceber a sociedade dividida em instâncias diferenciadas que Weber distingue entre os conceitos de classe - fenômeno puramente econômico e definido na esfera do mercado - de consciência de classe - adscrito à esfera social. Weber vê na consciência de classe um caráter contingente, ao contrário de Marx, que postula uma correlação necessária entre esses dois planos (QUINTANEIRO,T.; BARBOSA, M.L.O.; OLIVEIRA, M.G.M. Um Toque de Clássicos. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002, p. 125).

Marque a alternativa que apresenta corretamente as diferenças fundamentais entre as visões de Marx e Weber acerca da desigualdade social na seguinte formulação:



1.Para Weber, a classe social é definida objetivamente pela posição que a pessoa ocupa na estrutura de produção, pois é através da produção que o ser humano se humaniza.


2.Para Weber, as relações de produção entre os homens dependem de suas relações com os meios de produção e que, de acordo com essas relações, podem ser de proprietário ou não proprietários.


3.Para Weber, a dinâmica da sociedade capitalista é explicada pelo conflito de duas macrocategorias, a burguesia e o proletariado.


4.Weber concebe a sociedade como um grupo de indivíduos submetidos a diferentes esferas: econômica, social, religiosa, política, jurídica, cultural, etc.


5.Na esfera econômica, o sentido das relações sociais e o poder que delas emana correspondem à forma pela qual são distribuídas as possibilidades de cada indivíduo se posicionar no mercado e pelas propriedades que possui. Para Weber, pessoas que possuem uma mesma quantidade de propriedades não fazem parte da mesma situação de classe.


Qual a alternativa certa?

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
2

A alternativa 4 está correta.

Weber buscou refletir sobre o papel do estado que se define como a estrutura ou o agrupamento político que reivindica com êxito o monopólio físico social legítimo.

Partindo deste ponto, é possível notar que o sociólogo define o estado como principal pilar de atuação para a racionalização do direito, ou seja, a especialização do poder legislativo e judiciário, está voltado para uma política que tem o objetivo de manter e dar respaldo a segurança dos indivíduos.

Perguntas interessantes