Por causa da falta de água nos rios para irrigar as plantações ou até mesmo para fazer a dessedentação animal, os produtores do Espírito Santo querem acelerar a retirada de água subterrânea no Norte e no Sul do estado, por meio de poços artesianos de grande profundidade.
... Os técnicos e ambientalistas admitem que existem sérios riscos ambientais com as perfurações, principalmente em poços feitos de forma clandestina ou sem autorização. O principal deles é a contaminação do lençol freático.
“Hoje, como não existe outorga, que poderia permitir a avaliação e diminuir riscos, não temos como fazer uma análise. O que fazemos é uma análise locacional, por meio das coordenadas para identificar a localização do poço, e para saber se existe risco potencial de contaminação. Na faixa litorânea existe uma preocupação maior, porque a água salina pode afetar os poços e contaminar o lençol”, alertou Anderson".
O texto publicado em 31/10/2016 apresenta o problema de contaminação das águas subterrâneas. Com base nos conceitos de contaminação das águas é correto afirmar que:
Escolha uma:
a.
A implantação do processo de outorga de captação de águas subterrâneas tem como objetivo principal calcular o tempo de recarga do aquífero.
b.
É necessária a avaliação prévia dos riscos de contaminação das águas subterrâneas, pois o processo de despoluição requer metodologia complexa e de alto custo.
c. O processo de despoluição das águas subterrâneas é um processo simples, porém requer mão de obra especializada.
d.
O processo de despoluição do lençol freático por intrusão salina é de fácil execução e rápida recuperação da qualidade da água.
e.
É necessária a implantação da outorga de captação de águas subterrâneas apenas para monitorar a quantidade de poços perfurados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
92
b) É necessária a avaliação prévia dos riscos de contaminação das águas subterrâneas, pois o processo de despoluição requer metodologia complexa e de alto custo.
renataciola:
Correta :-)
Respondido por
7
Resposta:
b. É necessária a avaliação prévia dos riscos de contaminação das águas subterrâneas, pois o processo de despoluição requer metodologia complexa e de alto custo.
Explicação:
Perguntas interessantes