Por causa da agricultura, a população humana cresceu imensamente. Foi por pararem de andar de um lado para outro em bandos de caçadores-coletores e se fixarem para cuidar da lavoura e dos animais que os povos desenvolveram aldeias, depois cidades, e então civilizações. Versões mais densas do milho primitivo, as pesadas sementes das gramíneas asiáticas e o arroz selvagem colhido e replantado na China são minúsculos itens sobre os quais os astecas, os sumerianos, os egípcios e as primeiras dinastias se apoiam. E nós também. Sem a agricultura não há divisão de classes, não há excedentes para elevar a condição de reis e sacerdotes, não há exércitos, não há Revolução Francesa, não há pouso na Lua. MARR, Andrew. Uma história do mundo. Rio de Janeiro:Intrínseca. 2015. As evidências indicam que o domínio da agricultura ocorreu de forma independente e em diferentes lugares do mundo. Sobre a agricultura e sua importância para os seres humanos, podemos destacar a dispersão dos hominídeos pelo globo em grandes fluxos migratórios. sedentarização dos grupos humanos, com consequente alteração do espaço geográfico. intensificação do nomadismo em busca de sementes. ausência de grandes transformações, uma vez que a geografia impediu as migrações humanas. Próximo >>
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
É correta a alternativa B, já que com a agricultura (e a pecuária) se tornou possível aos nossos antepassados a fixação permanente em uma região, de modo que não mais precisaríamos nos mudar de tempos em tempos quando os recursos ficassem escassos.
Com a ocupação permanente de uma região (sedentarização) surgiram novos desafios e também novas oportunidades. Era necessário organizar e dividir melhor o trabalho, mas também foi possível o surgimento de trabalhadores especialistas, que não mais estavam dedicados à produção de alimentos. Isto permitiu o desenvolvimento tecnológico e o crescimento demográfico.
Perguntas interessantes