Física, perguntado por electrosol2019, 10 meses atrás

Por algum processo de eletrização um objeto metálico A, eletricamente isolado da terra, tem carga negativa 32.1012 C. um segundo objeto metálico neutro B, mantido em contato com a Terra, é aproximado do primeiro e ocorre uma faisca entre ambos, sem que eles se toquem. Supondo que durante a faísca houve uma transição de 2.10 partículas eletrizadas entre os corpos. Responda os seguintes itens:

a) Explique o surgimento da faisca:

b) Quais são as partículas em transição e qual o sentido dessa transição? c)

(qual corpo perde e qual ganha) Determine matematicamente a carga final de cada corpo.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucelialuisa
0

a) A faísca é a transferência de cargas;

b) São transferidos elétrons de A para B;

c) Os corpos ficam neutros ao final.

A faísca se dá devido a transferência de cargas de uma corpo para o outros devido a diferença de potencial presente entre eles.

Temos que inicialmente o corpo A possui uma carga negativa de 32 x 10⁻¹² C e é aproximado de um corpo B, eletricamente neutro. Há a passagem de 2 x 10⁸ partículas eletrizadas de A para B.

Essas partículas correspondem aos elétrons, uma vez que eles estão presentes na eletrosfera dos átomos presentes nos materiais, enquanto que o próton está fortemente fixo no núcleo.

Como cada elétron tem uma carga de - 1,6 x 10⁻¹⁹ C, como foram transferidas:

2 x 10⁸ . 1,6 x 10⁻¹⁹ = 32 x 10⁻¹² C

Assim, toda a carga do corpo A foi transferida para o corpo B, sendo que o corpo A agora está neutro e como o corpo B está conectado a Terra, também ficou neutro, uma vez que a carga foi descarregada na Terra.

Bons estudos!

Perguntas interessantes