Por agitação entende-se o movimento induzido de um material em forma determinada, geralmente circulatória, no interior de um recipiente. Mistura, por outro lado, remete a um movimento aleatório de duas ou mais fases inicialmente separadas. Trata-se de uma operação unitária usualmente empregada na indústria química, bioquímica, farmacêutica, petroquímica, alimentícia, entre tantas outras.
Sobre as operações unitárias de “Agitação e Mistura”, leia atentamente as afirmações que seguem:
I. Uma eficiente mistura de sólidos (ou pós secos) é obtida pelo emprego do princípio da elevação e queda das partículas, que, ao caírem, se distribuem aleatoriamente. Para tal, utilizam-se equipamentos com eixos helicoidais ou simplesmente a operação de rotação de vasilhas.
II. Os misturadores de duplo cone são utilizados no fabrico destinado às indústrias sanitária, alimentícia, química, cosmética, de detergentes, adubos e de plásticos.
III. O tipo de fluxo criado pelo impulsor depende da sua geometria, características do fluido, tamanho e proporções do tanque, bem como da presença ou não de chicanas (placas defletoras).
IV. Um fluxo tangencial (ou rotacional) é obtido por hélices ou turbinas de pás inclinadas, que geram linhas de fluxo perpendiculares ao eixo do agitador, fazendo com que grande massa seja impulsionada contra as laterais do tanque. Consequentemente, distribui geometricamente o fluxo dentro do tanque, sendo empregados para misturar pastas.
V. Um fluxo longitudinal produz linhas de fluxo irregulares (em regime de fluxo turbulento), impulsionando a grande massa líquida para o fundo do tanque. Esses equipamentos são destinados à mistura de fluidos de baixa viscosidade (abaixo de 2.000cP) e dissolução de materiais sólidos em meios pouco viscosos.
VI. Um fluxo radial é normalmente obtido por turbinas (de pás retas, inclinadas ou de disco), que produzem linhas de fluxo perpendicularmente ao eixo do impulsor, fazendo com que a grande massa líquida seja impulsionada contra as paredes do tanque.
Utilizando “V” para afirmação verdadeira e “F” para afirmação falsa, a sequência correta é:
a.
I-V; II-V; III-F; IV-F; V-F; VI-F.
b.
I-V; II-V; III-V; IV-F; V-F; VI-V.
c.
I-F; II-F; III-V; IV-F; V-F; VI-F.
d.
I-F; II-V; III-V; IV-V; V-V; VI-V.
e.
I-V; II-V; III-V; IV-V; V-F; VI-V.
correta letra B
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta. Letra B correta.
Explicação:
Perguntas interessantes
Biologia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás