Filosofia, perguntado por jaynevitoriajs2, 11 meses atrás

Por ação política podemos caracterizar toda a atividade inserida e vivenciada no âmbito das atuações na cidade, como por exemplo, estudar, transitar, gerir, realizar compras etc. (MENDES 2016. P.17). “É evidente, pois, que a cidade faz parte das coisas da natureza, que o homem é naturalmente um animal político, destinado a viver em sociedade, e que aquele que, por instinto, e não porque qualquer circunstância o inibe, deixa de fazer parte de uma cidade, é um ser vil ou superior ao homem [...].” (ARISTÓTELES 1997. p. 13.) Com base nos textos e nas imagens, é correto afirmar que:
Resposta:(A) A charge, fazendo alusão à afirmação aristotélica de que o homem é um animal político por natureza, sugere uma crítica a um tipo de político que ignora a coletividade privilegiando interesses particulares e que, por isso, deve ser evitado.(B) A charge aborda o ponto de vista aristotélico de que a dimensão política do homem independe da convivência com seus semelhantes, uma vez que o homem bastasse a si próprio.(C) Tanto a charge quanto os textos apresentam a ideia de que a vida em sociedade degenera o homem, tornando–o um animal.(D) A charge apresenta uma interpretação correta do texto de Aristóteles segundo a qual a política é uma atividade nociva à coletividade devendo seus representantes serem afastados do convívio social.(E) O texto de Aristóteles confirma a ideia exposta pela charge de que a condição humana de ser político é artificial e um obstáculo à liberdade individual.

Soluções para a tarefa

Respondido por JeanPaulo15
73

Resposta:

D) A charge apresenta uma interpretação correta do texto de Aristóteles segundo a qual a política é uma atividade nociva à coletividade devendo seus representantes serem afastados do convívio social.

Explicação:

Embora a charge faça alusão à clássica definição aristotélica, as visões apresentadas sobre o político são contrárias, como sugere a alternativa D.

Respondido por elamambretti
3

Com base no texto de Aristóteles e na charge, é correto afirmar: (A) A charge, fazendo alusão à afirmação aristotélica de que o homem é um animal político por natureza, sugere uma crítica a um tipo de político que ignora a coletividade privilegiando interesses particulares e que, por isso, deve ser evitado.

O homem como animal político em Aristóteles

Para Aristóteles, o homem é um animal politico por natureza porque entendia a atividade humana em coletividade como necessária para manutenção da vida em busca da felicdade.

Isso quer dizer que, é no processo de socialização, na vida em comum que o homem aprende e desenvolve suas virtudes e portanto, encontra a felicidade, que existe no meio termo entre os excessos e carências.

A charge claramente condena a atitude de muitos politicos que, longe da visão aristotélica de socialização, se preocupam em exercer atitudes voltadas somente para benefício próprio, sem considerar as necessidades coletivas.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre Aristóteles em: brainly.com.br/tarefa/1470493

Anexos:
Perguntas interessantes