História, perguntado por Xymoor, 9 meses atrás

Por 24 anos, os holandeses foram senhores de sete das dezenove capitanias em que se dividia o Brasil do final do século XVII. Velhos parceiros comerciais de Portugal, atacaram a maior das colônias lusas, (...) A tomada da zona produtora de açúcar do Brasil foi o plano minuciosamente articulado pela Companhia da Índias Ocidentais (...) e lá ficaram até a sua expulsão, em janeiro de 1654. (BUENO, Eduardo. Brasil: uma História. A incrível saga de um país. São Paulo: Ática, 2002. p.88). Um dos motivos que ocasionou o episódio descrito no texto foi:

A) a União Ibérica.

B) o tráfico de escravos.

C) busca por ouro.

D) Guerra de Reconquista.

Soluções para a tarefa

Respondido por MFPeixoto
2

Resposta:

a União bélica

Explicação:

Como desdobramento, as coroas de Espanha e Portugal foram unificadas sob o domínio do mesmo rei. Isso ficou conhecido como União Ibérica e representava, naturalmente, que mudanças drásticas aconteceriam nas relações diplomáticas entre Holanda e Portugal, pois a Holanda estava em guerra contra a Espanha desde 1568.

Essa guerra entre Espanha e Holanda tinha relação com a luta dos holandeses por sua independência (até 1581, a Holanda estava sob o domínio dos Habsburgo, a dinastia que reinava na Espanha). Por conta desse contexto, os inimigos da Espanha tornaram-se os inimigos de Portugal, já que os dois países passaram a ser governados pelo mesmo rei.

Assim, os holandeses acabaram sendo excluídos do negócio do açúcar e isso resultou em uma ação dos holandeses contra Portugal. Em 1595, os holandeses saquearam portos portugueses no continente africano e, em 1604, atacaram a cidade de Salvador, na Bahia, mas o ataque dos holandeses acabou fracassando. Depois disso, os holandeses permaneceram em trégua com os espanhóis até 1621.


MFPeixoto: se puder colocar como melhor resposta agradeço
Perguntas interessantes