POQUE O SISTEMA IMULOLOGICO NÃO CONSEGUE ACABAR COM
A CARGA VIRAL COMPLETA DO HIV?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A carga viral representa a rapidez com que o HIV se está reproduzindo. Quando as pessoas são infectadas, a carga viral aumenta rapidamente. Em seguida, depois de cerca de três a seis meses, mesmo sem tratamento, ela cai para um nível mais baixo, o qual permanece constante, chamado de ponto de regulação. Este nível varia amplamente de pessoa a pessoa, de apenas algumas centenas a mais de um milhão de cópias por microlitro de sangue.
O HIV é um retrovírus. Ou seja, ele armazena suas informações genéticas como o ácido ribonucleico (RNA). Uma vez no interior de um linfócito CD4+, o vírus usa uma enzima chamada transcriptase reversa para fabricar uma cópia de seu RNA, mas a cópia é feita como ácido desoxirribonucleico (DNA). Neste ponto, o HIV sofre mutações com facilidade, pois a transcriptase reversa tende a cometer erros durante a conversão do RNA do HIV em DNA. Essas mutações dificultam ainda mais o controle o HIV, pois muitas mutações aumentam a chance de produzir HIV que pode resistir a ataques pelo sistema imunológico da pessoa e/ou por medicamentos antirretrovirais.
Quando a infecção por HIV destrói os linfócitos CD4+, ela enfraquece o sistema imunológico do corpo, que protege contra muitas infecções e tipos de câncer. Esse enfraquecimento é parte da razão porque o organismo humano é incapaz de eliminar a infecção por HIV uma vez iniciada.
Espero que tenha ajudado. Bons estudos!