Populismo na América Latina A historiadora Maria Helena Rolim Capelato, professora da Universidade de São Paulo (USP), analisou os chamados regimes populistas de Perón (Argentina) e Cárdenas (México). “(...) um traço comum os caracteriza: a introdução de uma nova cultura política baseada no papel interventor do Estado nas relações sociais, o que representou, ao mesmo tempo, atendimento de reivindicações de natureza social (melhoria social, legislação trabalhista), reforma agrária – no caso mexicano), política (referência a uma cidadania baseada no reconhecimento do trabalhador como sujeito da história) e subjetiva (resposta aos anseios de dignidade do trabalhador, até então desprezado por governantes e setores dominantes). Não se pode negar a importância destas conquistas das classes populares nesses regimes. Alguns autores, concluem, a partir destes fatos, que, enquanto os regimes liberais representam a falsa democracia, os populistas representaram a democracia verdadeira, porque se voltaram para os problemas sociais. Tal conclusão deixa na sombra o caráter autoritário e controlador dessas políticas, que implicaram a perda da autonomia dos movimentos sociais e a impossibilidade de manifestações contrárias ao poder. (...) Cabe lembrar que as reivindicações trabalhistas, quando foram atendidas, já tinham uma história de muitas lutas nesses países; são as conquistas dos trabalhadores, e não a política populista, o que os governantes atuais [começo do século XXI] da América Latina estão destruindo”. (Capelato, Maria Helena R. “Populismo latino-americano em discussão. In: Ferreira, Jorge (org.). O populismo e sua história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, pp.163-165). De que modo Capelato analisa os governos populistas? Utilize trechos do texto apresentado para justificar sua análise.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Os governo populista são aqueles que tem por base o atendimento das vontades do povo como forma de angariar mais popularidade entre eles.
Veja que o autor explora isso nos países da América latina falando também dos movimentos sociais e das reivindicações do povo no território ligadas a questão da terra, a distribuição de renda.
Assim, é importante notar que o populismo está basante presente ainda no mundo e se expressa muito forte na America.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Informática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás