pontue as principais características da industrialização nos Estados Unidos e Japão
Soluções para a tarefa
Resposta:
Industrialização no Japão
Durante o Período Edo, o Japão era agrícola e foi durante a Era Meiji que ele se industrializou.
A sua industrialização aconteceu para barrar o domínio europeu na Ásia e aconteceu de forma rápida e acelerada. Ele foi o primeiro país asiático a se modernizar e a se industrializar.
As indústrias têxtil, de seda e algodão, siderúrgica e de construção naval são as três mais importantes.
Como a iniciativa privada tinha dificuldades para fazer a industrialização, o Estado criava, financiava ou protegia as indústrias.
O governo teve um papel muito importante na industrialização do Japão.
Por conta da escassez de energia e de matéria-prima e também do mercado interno limitado houve uma busca por novos territórios, para a expansão econômica japonesa.
Para isso, foi necessário um fortalecimento militar e foram desencadeadas guerras, como a guerra com Taiwan, descrita no case do Yataro.
O imperialismo tardio do Japão, assim como na Alemanha e na Itália, levou à Primeira Guerra Mundial. E esses três países se uniram durante a guerra.
Aqui um exemplo do imperialismo japonês. O japão é a parte vermelha, mas podemos ver que toda essa parte rosa, amarela e roxa, de ocupação japonesa, antes da segunda guerra mundial.
Características da industrialização japonesa
Nacionalismo, como vemos no case do Yataro.
Formação de mão de obra, com mais impostos na zona rural, o que levou a migração para as cidades.
Privatização de empresas a preços baixos, tanto é que o Yataro compra a (Incompreensível 02: 48) através das privatizações, no começo da Era Meiji.
Também foi uma era de crescimento demográfico, o que aumentou a mão de obra.
Houve ainda no Japão a formação de grandes grupos empresariais, chamados zaibatsus.
O intervencionismo estatal
A industrialização japonesa foi muito dependente do Estado. O Estado era forte e intervencionista e, desta forma era corruptível, favorecendo o (Incompreensível 03:34).
O risco de um Estado forte como na Alemanha e no Japão era superado por instituições informais e hierarquia rígida. O governo também financiava e ajudava setores estratégicos, como a indústria naval, do caso do Yataro. As indústrias eram mantidas pelo consumo estatal e havia grandes concentrações empresariais e cartéis. O Estado estava de acordo com isso.