Pontuar pontos de vista sobre classes e dureza das ferramentas de corte inseridas nos processos de furação e aplainamento.
Soluções para a tarefa
A grande aplicação dos metais duros, fabricados no processo de metalurgia do pó, deve-se ao fato deles possuírem a combinação de resistência ao desgaste, resistência mecânica e tenacidade em altos níveis. O grande sucesso do metal duro se dá na indústria, pois permite maiores velocidades de avanço e de corte no processo de usinagem, ganhando em produção.
Maior dureza e resistência ao desgaste são requisitos iniciais para que um material seja utilizado na fabricação de ferramentas de corte. Em suma, a definição do material a ser empregado em uma ferramenta envolve uma série de fatores: material a ser usinado, sua dureza, tipo de cavaco, forma e dimensão da ferramenta de usinagem.
Portanto, a vida de uma ferramenta é uma das mais importantes considerações econômicas na usinagem dos metais. Condições de corte onde ocorrem quebras, desgaste excessivo e avarias fazem com que a ferramenta de corte não produza mais e assim elevam o custo na produção.