História, perguntado por picisso, 1 ano atrás

pontos sobre a revolução russa

Soluções para a tarefa

Respondido por souzaweslley
1
Estado/Igreja ortodoxa e manutenção dos privilégios da nobreza .
Respondido por JhonnySantos1293
1

Guerra e Revolução

Primeira Guerra Mundial agrava os conflitos sociais, aumentando as dificuldades internas. Os sacrifícios de soldados (na maioria, camponeses) esvaziaram os campos, comprometendo a produção de alimentos. No começo de março de 1917, a escassez de alimentos levou a Rússia a um racionamento. Estas dificuldades fez com que várias greves fossem estouradas e vários conflitos fossem abafados por massacres.Cansados de tanta repressão, os soldados se uniram aos manifestantes e tomaram o palácio do czar. Este abdica, deixando o cargo para o filho, que também abdica. Com isso, os sovietes (agora compostos por operários, soldados e marinheiros) chegam ao poder.

Fevereiro de 1917

A queda da monarquia e a implantação da república marcam o inicio da primeira fase da Rev.

Russa. Para impedir que setores mais radicais chegassem ao poder, os kadetes formaram o governo provisório, tendo a Duma como base e mudaram o nome da capital São Petersburgo para Petrogrado.

Criou-se uma situação de “duplo poder”: o governo institucional formal era formado pelos kadetes (burguesia) e o informal, pelos sovietes (operários), considerado verdadeiro para os trabalhadores. O governo provisório permitiu o retorno de Trotski e Lenin, que foram exilados. Diversas manifestações contra o governo provisório, liderados pelos sovietes (mencheviques na maioria), surgiram, com camponeses dominando e dividindo entre si as terras da nobreza e os operários tomando as fábricas.

A Revolução de Outubro

O agravamento da crise possibilitou o fortalecimento dos bolcheviques. Liderados por Lenin e

Trotski, os bolcheviques começaram a conquistar a maioria dos sovietes. Até que, em 25 de outubro de 1917 (pelo calendário russo), os bolcheviques depuseram o governo provisório. Era a nova fase da Rev. Russa. Ao subir ao poder, os bolcheviques promoveram uma reforma agrária com ampla distribuição de terra aos camponeses, nacionalização dos bancos, institucionalização dos sovietes como órgãos de poder, etc. Em março de 1918, o governo de Lenin e Trotski assina o tratado de Brest- Litovsk, com a Alemanha, que, em linhas gerais, tirava a Rússia da guerra.

A guerra civil

Os proprietários de terra e os capitalistas se uniram aos países europeus, com medo do socialismo dominar a Europa, e se armaram contra os bolcheviques. Tem início, em 1918, a guerra civil, que duraria três anos e devastaria a Rússia. Trotski fora nomeado “ministro” da guerra e organizou o Exército Vermelho, que esmagou os exércitos inimigos. Lenin toma medidas radicais para garantir a produção e o abastecimento e instaura o comunismo de guerra (abolição de salários, obrigatoriedade dos camponeses em entregar a colheita ao governo). O partido bolchevique passa a ser conhecido como Partido Comunista.

 


Perguntas interessantes