Geografia, perguntado por gesiestudaa, 1 ano atrás

Pontos Postivos e Negativos da cultura após a Globalização (tecnologia de informação)


dimarm: Pontos positivos para a tecnologia da informação?? Não entendi o questionamento.

Soluções para a tarefa

Respondido por dimarm
1
A cultura globalizada pode ser entendida da mesma maneira que os genes, existem os genes dominantes e os recessivos, assim como existem as culturas dominantes. A globalização facilita o acesso às mesmas informações em qualquer parte do mundo, como as pessoas são expostas às mesmas coisas suas preferências e visões de mundo tornam-se mais parecidas. Isso tem um lado bom ao reduzir o choque de culturas, mas também pode substituir culturas locais por culturas mais cosmopolitas e globalizar hábitos ruis, por exemplo: A cultura predominante atualmente é a dos EUA, com seus filmes, suas séries e suas empresas de tecnologia, isso fez com que o american way of life tenha se tornado um padrão global a ser seguido, assim a parte ruim desse jeito de viver também é replicada, como a má alimentação e o sedentarismo fazendo com que países sem histórico de problemas cardíacos e obesidade passassem a apresentar esses problemas. O culto a personalidade, uma característica americana também tornou-se global, assim pessoas mais caladas e introspectivas que antes eram vistas como sábias passassem a ser vistas como estranhas em outros países. Muitas tradições locais são abandonadas, como a malhação de judas, no Brasil. E muitas expressões em um idioma são substituídas por palavras globais. Vimos isso no português inicialmente com a influência francesa e atualmente com a influência britânica (Inglesa). A parte boa da globalização cultural é permitir o acesso fácil a informações de qualquer lugar do mundo e facilitar a criação de iniciativas globais mesmo em países menores e menos influente. Um exemplo é o Brainly, que foi criado na Polônia. Também permite a criação de parâmetros de comparação para que as pessoas percebam quando estão sendo manipuladas ou oprimidas e deixem de achar isso normal. Um exemplo positivo disso aconteceu na Índia com a expansão das TVs por satélite que tiveram como externalidade não prevista a redução da violência contra as mulheres. As mulheres indianas ao verem suas congêneres ocidentais livres e independentes começaram a protestar e denunciar os maus tratos dos maridos. A cultura está sempre em mutação, coisas boas e ruins são copiadas de exemplos globais como podemos perceber por nossas milhares de palavras de origens latinas e gregas que já se perpetuam há milhares de anos e por coisas já há muito esquecidas por muitos como o hábito de pedir a benção aos pais ou de não comer peixe na semana santa.
Na tecnologia da informação a globalização permite que os produtos mais eficientes se sobressaiam pela qualidade não importando a origem, por exemplo o antivírus russo Kaspersky ou o aplicativo de trânsito israelense Waze mas também permite que criminosos ajam livremente em qualquer lugar do mundo e também permitem que hábitos antes circunscritos a um determinado local como o Ijime (bullying) sejam praticados em uma escala muito maior, muitas vezes global.

Resumindo, a globalização permite a interação entre culturas diferentes e hábitos bons e ruins de ambas serão copiados pela outra. Sempre haverá uma cultura dominante que será modelo para as outras mas os hábitos regionais mais arraigados ainda permanecerão. Alguns serão substituídos ou abandonados.  
Perguntas interessantes