Geografia, perguntado por rognascimento2p94tbm, 1 ano atrás

Pontos positivos e negativos do governo de Getúlio Vargas

Soluções para a tarefa

Respondido por KemilySantos
158
Positivos: as cidades cresceram, as industrias e a politica se tornou forte, interferiu na economia, teve uma nova relação com os trabalhadores urbanos, passou a existir o voto universal, qualquer um poderia votar, criou o salario minimo, dentre muitos outros benefícios aos trabalhadores.
Negativos: parte do governo dele foi no inicio da ditadura, era a favor das opressões políticas, tendências fascistas, política nacionalista,  entregou para Hitler alguns anti-nazistas que se refugiaram aqui no Brasil.


Respondido por selena145
61
Positivos:
CLT, CTPS, Salário mínimo e voto feminino. A criação de diversas empresas estatais do setor de base, como ELETROBRAS (energia), PETROBRAS (petrolifera), CHESF (energia), companhiasiderurgica nacional - CSN (siderurgia-transformação), Companhia Vale do Rio Doce (mineradora), todas estas muito importantes nos dias atuais para a economia brasileira, além disso, implantou no país asérie de leis trabalhistas, como jornada de 8 hrs diarias, o domingo como folga, férias anuais, salário mínimo, entre outras. E, como na época da república velha as eleições eram cheias de fraudes, quandoassumiu o cargo de presidente, criou os TRE's, os tribunais regionais eleitorais, que regulamentam, investigam qualquer denúncia e problemas relacionados às eleições.
Houve também a criação de algunsministérios como o do Trabalho e emprego e o da educação. Vargas foi um dos responsáveis por atrair multinacionais, e as fazerem se instalar no território brasileiro, como exemplo, a automobilisticaFord, que se instalou na cidade de São Bernardo dos Campos, criando empregos, atraindo mão de obra, levando desenvolvimento para essa região.

Negativos:
*repressão contra os opositores dogoverno: Vargas ampliou ospoderes das forças repressivas, especialmente da polícia política comandada por Filinto Muller. Chefe da Polícia Federal, Muller era notório admirador do III Reich e mantinhaestreitas relações com osintegralistas e a embaixada alemã.
Perseguições por parte do governo foram constantes, particularmente a intelectuais contrários ao regime, como o historiador Caio Prado Jr., opintor DiCavalcanti e os escritores Graciliano Ramos, Jorge Amado e Érico Veríssimo. Ocorreram também milhares de prisões, torturas e maus-tratos aos trabalhadores e líderes sindicais. A eliminação depessoas nãoera fato raro.
Perguntas interessantes