poluição das aguas por detergentes praguicidas e metais pesados? heeelllpppp :)
Soluções para a tarefa
Olá,
Poluição das águas é a contaminação de cursos de água, rios, lagos e oceanos, por elementos físico, químico ou biológicos, nocivos ou prejudiciais à saúde humana, vida animal e a vida vegetal.
Por ser recurso indispensável à possibilidade de vida, é necessário medidas preventivas e regeneradoras. Temos no Brasil 13% do total de água doce disponível no mundo, principalmente na bacia amazônica, o que nos torna muito responsáveis pelo uso deste recurso.
São três os tipos de poluição: a sedimentar, a biológica e a térmica, podendo ainda ser pontuais ou não pontuais. Na poluição biológica os detritos, geralmente esgotos sem tratamento, domésticos e industriais, são lançados diretamente na água, atingindo o solo e lençóis freáticos. São vários compostos, entre eles, o detergente.
Detergentes possuem substância chamadas tensoativas, capazes de diminuir a tensão entre dois líquidos. São combinados com agentes sequestrantes, como o tripolifosfato de sódio, que faz com que o produto não seja biodegradável. Embora proibido pela ANVISA, é ainda usados em muitos produtos de limpeza doméstica. São ainda acrescidos de corantes, conservantes e fragrâncias, também poluidores.
Detergentes não biodegradáveis e o sabão usado na lavagem de roupas, que possuem de 35% a 75% de sais de fosfato, são responsáveis pelo processo de eutrofização, uma formação de cobertura de espuma branca e espessa, que impede a passagem de oxigênio, afetando animais, plantas e a qualidade da água e permitindo a proliferação de algas, aumentado o risco para a fauna local.
Praguicidas, pesticidas, ou inseticidas são compostos a base de organoclorados e organofosforados, possuem efeitos bioacumalativos, isto é, permanecem no organismo mesmo após a morte. São muitos os efeitos negativos do seu uso, além da poluição das águas: empobrecimento do solo, aumento de resistência à pragas, diminuição do número de abelhas, é causa de vários problemas neurológicos e é comprovadamente carcinogênico.
Metais pesados são elementos como o mercúrio, berílio, cádmio e chumbo. Presentes nos equipamentos eletrônicos, como scanners, computadores, celulares, impressoras, pilhas, baterias e lâmpadas, chegam às águas após descarte incorreto. O mercúrio deteriora o sistema nervoso, é causa de perturbações motoras e sensitivas e demência. O chumbo causa alterações genéticas, ataca o sistema nervoso, a medula óssea e os rins, é carcinogênico. O cádmio e o berílio, causa câncer de pulmão e de próstata, anemia e osteoporose.