Politicamente L...J os bandidos eram incapazes de oferecer uma alternativa real aos camponeses. L...J a perspectiva mais óbvia para um revolucionário-bandido bem-sucedido era tornar-se um proprietário de terras. Pancho Villa terminou como um fazendeiro, a recompensa natural [...]. Houve na Revolução Mexicana duas grandes formações camponesas: o típico movimento de rebeldes-salteadores de Pancho Villa, no norte, e a agitação agrária de Zapata, em Morelos. L...J foi esse movimento que injetou o elemento da reforma agrária na Revolução Mexicana
a) O texto apresenta duas concepções diferentes sobre o banditismo. Quais são elas?
b) Em qual dessas concepções Pancho Villa se enquadra? Justifique.
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Olá,
a questão refere-se à Revolução Mexicana, que em 1910 agitou o território mexicano em busca de transformações sociais. A sua base foi campesina, não só porque a maioria do país até então era rural, mas porque havia grande concentração de terras no campo, um fator que levou muitos a se rebelarem contra as camadas mais ricas da população.
No texto, há duas visões sobre banditismo: uma em que to trata como um movimento social, que busca trazer alguma transformação para a população, e uma segunda concepção, que coloca o banditismo como uma ação individual a favor de si próprio.
Para o autor do texto, Pancho Villa se enquadra na segunda concepção, pois tornou-se fazendeiro, acumulando terras em benefício próprio.
Bons estudos!
a questão refere-se à Revolução Mexicana, que em 1910 agitou o território mexicano em busca de transformações sociais. A sua base foi campesina, não só porque a maioria do país até então era rural, mas porque havia grande concentração de terras no campo, um fator que levou muitos a se rebelarem contra as camadas mais ricas da população.
No texto, há duas visões sobre banditismo: uma em que to trata como um movimento social, que busca trazer alguma transformação para a população, e uma segunda concepção, que coloca o banditismo como uma ação individual a favor de si próprio.
Para o autor do texto, Pancho Villa se enquadra na segunda concepção, pois tornou-se fazendeiro, acumulando terras em benefício próprio.
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