Saúde, perguntado por mayarar2010, 9 meses atrás

 Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) tem o objetivo de garantir a equidade na atenção à saúde para esse segmento populacional. Tal medida possui um caráter compensatório em virtude das discriminações raciais existentes ao longo da história do Brasil. A população negra apresenta maior vulnerabilidade social e econômica, o que reflete uma menor expectativa de vida e maior susceptibilidade a agravos.
 

CHEHUEN NETO, et al. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: implementação, conhecimento e aspectos socioeconômicos sob a perspectiva desse segmento populacional. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 6, p. 1909-1916, 2015.
 

Cabe complementar que a PNSIPN surge como uma medida compensatória na tentativa de minimizar os efeitos da discriminação e da exploração sofridas pelos negros ao longo da história brasileira, já que esse histórico se reflete em vários aspectos, não sendo diferente em relação à saúde.

Considerando as informações obtidas no texto, sobre a PNSIPN, avalie as afirmações abaixo.
 
I. Implementar ações de segurança alimentar e nutricional suficientes para proporcionar acesso permanente à alimentação.
 
II. Tem um caráter transversal das ações de saúde da população negra, à medida que realiza articulações entre as secretarias do Ministério da Saúde, cuja intencionalidade é a promoção de equidade - um dos princípios do SUS.
 
III. Tem como propósito garantir maior grau de equidade no que tange a efetivação do direito humano à saúde em seus aspectos de promoção, prevenção, atenção, tratamento e recuperação de doenças e agravos transmissíveis e não transmissíveis, incluindo aqueles de maior prevalência nesse segmento populacional.
 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.U​

Soluções para a tarefa

Respondido por rocio92
4
Alternativas4: || e |||, apenas.

Página 128 do livro Saúde Coletiva, UniCesumar
Perguntas interessantes