História, perguntado por rafaelnagel015, 1 ano atrás

politica na grecia antiga​

Soluções para a tarefa

Respondido por castroleaofelippe
5

Resposta:

Monarquia

O governo era concentrado nas mãos de um rei, conhecido como basileu. Em algumas cidades-estados o rei contava com um conselho de nobres para governar. Este conselho geralmente era formado por pessoas da família do rei. A monarquia existiu em muitas cidades-estados na fase inicial da história da Grécia Antiga, ou seja, no Período Homérico (entre 900 a.C. e 700 a.C.).

Oligarquia

Após o período monárquico, algumas cidades-estados como, por exemplo, Esparta, adotaram o governo oligárquico. Neste sistema, um pequeno grupo de pessoas (geralmente formado por grandes proprietários de terras) controlavam a política. Na maioria das vezes, as decisões da oligarquia privilegiavam as pessoas mais ricas da sociedade, ou seja, os nobres que formavam o governo.

Tirania

A tirania é uma forma de governo em que apenas uma pessoa, conhecida como tirano, governa com poderes absolutos. Geralmente este sistema era adotado por cidades-estados que viviam situações de crises graves como, por exemplo, revoltas populares. Podemos citar como exemplo de tirania o governo de Pisístrato (546 a.C. a 527 a.C.) em Atenas. Como era considerado ilegal, a tirania teve curta duração em Atenas, que retornou ao sistema democrático.

Democracia

Esta forma de governo teve seu auge principalmente em Atenas, durante o Período Clássico (500 a.C. a 338 a.C.). Nela, os cidadãos, através de uma assembleia, decidiam a vida da cidade (leis, ações de justiça, medidas econômicas, etc.). Porém, somente os cidadãos podiam participar das assembleias. Para ser considerado cidadão ateniense e participar da política era necessário ser homem, adulto, nascido em Atenas e livre (não-escravo).

Perguntas interessantes