Administração, perguntado por carolculturaour, 9 meses atrás

Política fiscal reflete o conjunto de medidas pelas quais o Governo arrecada receitas e realiza despesas de modo a cumprir três funções: a estabilização macroeconômica, a redistribuição da renda e a alocação de recursos. A função estabilizadora consiste na promoção do crescimento econômico sustentado, com baixo desemprego e estabilidade de preços. A função redistributiva visa assegurar a distribuição equitativa da renda. Por fim, a função alocativa consiste no fornecimento eficiente de bens e serviços públicos, compensando as falhas de mercado. Os resultados da política fiscal podem ser avaliados sob diferentes ângulos, que podem focar na mensuração da qualidade do gasto público bem como identificar os impactos da política fiscal no bem-estar dos cidadãos. Para tanto, podem ser utilizados diversos indicadores para análise fiscal, em particular, os de fluxos (resultados primário e nominal) e estoques (dívidas líquida e bruta). A saber, esses indicadores se relacionam entre si, pois os estoques são formados por meio dos fluxos. Assim, por exemplo, o resultado nominal apurado em certo período afeta o estoque de dívida bruta. BRASIL. Ministério da Economia. Política Federal. Tesouro Nacional. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2019. Sobre as funções do governo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I - A função alocativa é aquela que visa o fornecimento de bens e serviços públicos, importantes para a sociedade e, muitas vezes, não oferecidos eficientemente pelo sistema de mercado. Porque II - O governo deve atuar como um agente redistribuidor de renda através da tributação, retirando recursos dos segmentos mais ricos da sociedade e transferindo-os para os segmentos menos favorecidos. É correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
34

A alternativa correta é a 5)

A função alocativa dos transferir recursos da economia para serviços e produtos que são ditos públicos, que podem ou não ser oferecidos pelo mercado em preços justos ou não.

Não é papel de nenhuma organização redistribuir a renda dos segmentos mais ricos para os mais pobres, e sim facilitar que os segmentos mais pobres ascendam na sociedade.

Espero ter ajudado!


FHSANTOS: DISCORDO
FHSANTOS: PG 92 DA APOSTILA Como observado na introdução desta unidade as funções do governo são: função
alocativa, distributiva e estabilizadora.
Função alocativa: está associada ao fornecimento de bens públicos.
FHSANTOS: A CORRETA E A 3º ALTERNATIVA ONDE FALA QUE A "I" É VERDADEIRA MAS A "II" É FALSA.
Respondido por samueloliveira95
8

Resposta:

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Explicação:

Perguntas interessantes