Política e cidadania são dois conceitos intrinsecamente relacionados quando se fala em vida pública nas sociedades contemporâneas. Cidadania, especialmente, é um conceito que sofreu modificações de acordo com o tempo histórico e contexto socioeconômico e cultural de cada região.
A respeito disso, analise as asserções abaixo.
I. Para o povo hebreu a noção de cidadania advinha de Deus, o qual mostrava o comportamento ético aos seus seguidores.
II. Na Grécia antiga a cidadania está vinculada ao conceito de cidade-estado, ou pólis e dizia que cidadão era aquele que se envolvia em discussões públicas.
III. Na idade média a cidadania era atributo de homens livres e o Direito regulamentava as relações sociais.
IV. Na Roma antiga o renascimento permitiu a construção das bases conceituais do entendimento contemporâneo que se tem de cidadania.
É correto apenas o que se afirma em
Escolha uma:
a.
I e II.
b.
II e III.
c.
II, III e IV.
d.
I, II e III.
e.
I, III e IV.
Soluções para a tarefa
Considerando que o conceito de cidadania se modifica em cada contexto, no decorrer da história, a cidadania hebraica se deu por meio do monoteísmo (comportamento ético mostrado por Deus). Já na Antiguidade Clássica o conceito de cidadania está vinculado à participação efetiva na política. Logo estão corretas I e II. (Alternativa A)
O conceito de cidadania
Cidadania, no contexto atual, é a livre participação política de um indivíduo em sua nação, em pleno exercício democrático, garantida pelo Direito. Essa participação atualmente é garantida devido ao modelo republicano e democrático das formas de governo.
Na Idade Média, por exemplo, as relações políticas e sociais do feudalismo o ideal de cidadania era praticamente inexistente, uma vez que o poder era hierarquizado e sem mobilidade.
Aprenda mais sobre cidadania em: https://brainly.com.br/tarefa/35656237
#SPJ1