Polícia cerca prédio com índios no rio liminar que garantia posse do imóvel de 1862 aos indígenas foi cassada; governo quer demoli-lo para fazer estacionamento e instalações da copa. O batalhão de choque da polícia militar do rio cercou na madrugada de ontem o prédio do antigo museu do índio, no maracanã, zona norte da cidade, para garantir a reintegração de posse do imóvel de 1862, onde vivem 23 famílias, a maioria de índios guajajaras. O clima foi de tensão durante o dia. [. ] disponível em: pib. Socioambiental. Org. Acesso em: 7 jun. 2017. A notícia acima tem um título ambíguo. Para eliminar a ambiguidade, o título do texto seria escrito na seguinte forma:
Soluções para a tarefa
O título da notícia é identificado como ambíguo, pelo seu caráter incerto e de fraca interpretação. Identificamos a alternativa correta como a letra E) Prédio com índios é cercado pela polícia no Rio.
Ambiguidade
Na gramática, a ambiguidade pode ser referida como interpretações diferentes, apresentadas numa sentença, trecho ou expressão. Ambíguo pode ser representado como algo que tem mais do que um significado.
Podemos referir o exemplo citado através do uso da palavra 'rio', que pode representar um curso de água, excesso de algo ou o verbo conjugado. No título da notícia, nenhumas das opções mencionadas é contemplada, uma vez que, a notícia alude à cidade do Rio de Janeiro.
'Sua pergunta está incompleta, mas muito provavelmente sua pergunta completa era ...'
A notícia acima tem um título ambíguo. Para eliminar a ambiguidade, o título do texto seria escrito na seguinte forma:
- A) Prédio no Rio é cercado com índios pela polícia.
- B) Prédio no Rio é cercado pela polícia com índios.
- C) Prédio da polícia é cercado por índios no Rio.
- D) Prédio é cercado com índios pela polícia no Rio.
- E) Prédio com índios é cercado pela polícia no Rio.
Entenda mais sobre polissemia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/37950475
#SPJ4