Pois o que diz Demócrito? Que existem substâncias emnúmero infinito que se chamam átomos, porque eles não podem sedividir (...); impassíveis, que se movem dispersas aqui e ali, no vazioinfinito; e quando elas se aproximam uma das outras, ou seassociam e combinam, de tais associações um aparece água, o outroo fogo, o outro árvore, o outro homem (...).Plutarco. Contra Colotes.Leucipo de Eléia (...) aprendeu filosofia diretamente deParmênides, mas não adotou o pensamento de Parmênides e deXenófanes sobre as coisas existentes, e seguiu, ao contrário, pareceme, um caminho oposto. Pois — enquanto os dois faziam do todoum ser um, imóvel, não-engendrado e limitado, e concordavam empensar que não era necessário especular sobre o não-ser —, Leucipoformulou a hipótese de que os átomos são os elementos ilimitadose sempre em movimento (...). Ele diz que a substância dos átomos(...) é o ser, e que ela se desloca no vazio, que ele chamava não-ser(...).Simplício. Comentário sobre a física de Aristóteles.Tendo como base a doutrina de Parmênides de Eléia e asdoxografias de Plutarco e de Simplício sobre Leucipo eDemócrito, julgue os itens a seguir.I Para Leucipo e Demócrito, os átomos podem explicar o devirdos corpos sensíveis.II Os átomos devem sofrer alteração para poder explicar o devirdos corpos sensíveis.III Se os átomos são infinitos em número e sendo o vaziotambém infinito, então, segundo essa concepção, o universoé infinito.IV Para Parmênides, o não-ser é o vazio, é o nada.V Para Leucipo, o vazio também é ser.Estão certos apenas os itensA I e II.B I e III.C II e III.D III e IV.E IV e V.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
B) I e III.
Os atomistas apresentam uma compreensão de que a natureza é constituída por átomos indivisíveis, imutáveis e infinitos, de forma que seu conhecimento possibilita o conhecimento da phisis.
De forma que o conhecimento do cosmos possibilita a compreensão do comportamento dos corpos e sua compreensão das origens e da explicação do devir. O pensamento atomista defende que os átomos são indivisíveis e imutáveis. Sendo que sua combinação resulta em novas substâncias.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás