Poética", de Manuel Bandeira, é quase um manifesto do movimento modernista brasileiro de 1922. No poema, o autor elabora críticas e propostas que representam o pensamento estético predominante na época. Poética Estou farto do lirismo comedido Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e manifestações de apreço ao Sr. diretor. Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo. Abaixo os puristas […] Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bêbedos O lirismo difícil e pungente dos bêbedos O lirismo dos clowns de Shakespeare – Não quero mais saber do lirismo que não é libertação. (BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de janeiro: José Aguilar, 1974) Com base na leitura do poema, podemos afirmar corretamente que o poeta:
Soluções para a tarefa
Resposta:e a letra 1 ( e ) e a 2 ( d )
Explicação:
Acertei no cmsp
Com base na leitura do poema, podemos afirmar corretamente que o poeta: propõe a criação do novo lirismo.
Essa ideia fica evidente em: "Estou farto do lirismo comedido Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e manifestações de apreço".
Em termos literários, tem-se que o lirismo trata-se da maneira entusiasmada de expressar os sentimentos, o que pode ser interpretado como uma forma exagerada de representação de sentimentos, o que gera a vontade de criar o novo lirismo por parte do autor.
O autor visa justamente reformular o lirismo existente por meio da criação de um novo lirismo, que tende a tomar como base o modelo atual, sendo que com alterações.
Saiba mais:
https://brainly.com.br/tarefa/10716855
Bons estudos!