Português, perguntado por may2755, 5 meses atrás

Poeta, ensaísta, jornalista e tradutor, José Paulo Paes nasceu em 22 de julho de 1926 em Taquaritinga, SP. Transferiu-se para Curitiba em 1944, onde conviveu com vários intelectuais da época, dentre eles o poeta Glauco Flores de Brito e Dalton Trevisan. Iniciou sua carreira literária com o livro O aluno. Retornou a São Paulo em 1949, e após trabalhar em uma indústria farmacêutica, iniciou sua carreira como editor na Editora Cultrix, onde permaneceu por mais de vinte anos. Autodidata no aprendizado das línguas inglesa, francesa, italiana, alemã, espanhola, dinamarquesa e grega, dedicou-se à tradução de vários autores de literatura fantástica, poesia erótica e poetas gregos modernos. No início de sua carreira como editor, aproximou-se de Cassiano Ricardo e do grupo da poesia concreta, chegando a colaborar na Revista Invenção e partilhar de algumas ideias sob a óptica do humor e do laconismo da economia verbal, recursos que usou para tornar mais acurada a ponta satírica de sua poesia. A partir de 1984, José Paulo Paes passa a escrever também poemas lúdicos para o público infanto-juvenil, trabalhando com conceitos em dicionários. Para ele "a palavra é o brinquedo que não gasta, pois quanto mais se brinca com elas mais novas ficam". José Paulo Paes faleceu em 9 de outubro de 1998 aos 72 anos. Entendendo a biografia:

Questão 01 – O texto lido apresenta linguagem visual e verbal. Explique por quê?

Questão 02 – Qual é a função da foto que acompanha a biografia?

Questão 03 – As informações sobre o poeta são dadas por meio de alguns temas. Identifique cinco desses temas.

Questão 04 – A quem textos como esse normalmene se dirigem?

Questão 05 – Na biografia, afirma-se que para José Paulo Paes: [...] "a palavra é o brinquedo que não gasta, pois quanto mais se brinca com elas mais novas ficam". Como você entende essa forma de o poeta definir a palavra?​

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
4

1. Há linguagem verbal devido ao uso de palavras. Há linguagem visual devido ao emprego de uma foto para acompanhar o texto.

2. A função da foto é mostrar ao leitor a imagem da pessoa biografada. Serve como uma ilustração.

3. Cinco temas identificados no texto:

  • nome completo;
  • circunstâncias do nascimento;
  • vida profissional (trabalho como editor e poeta);
  • nomes de algumas obras;
  • a morte do poeta.

4. Normalmente, a biografia é direcionada a admiradores da obra do biografado, além de estudantes, professores e pesquisadores.

5. Resposta pessoal.

> Sugestão: as palavras sempre se "renovam", ganham novos sentidos, quando "brincamos" com elas, isto é, quando buscamos novas formas de usá-las.

Gênero biografia

A biografia é um texto que se dedica a contar parte da trajetória de vida de uma pessoa, geralmente alguém famoso ou reconhecido pelo seu trabalho, priorizando os acontecimentos mais importantes.

Mais sobre José Paulo Paes em:

https://brainly.com.br/tarefa/18410765

Anexos:
Perguntas interessantes