Português, perguntado por tikafgh, 1 ano atrás

poema sobre o marechal rondon ..poema com 4 versos por favor me ajudem não peguem da net preciso para hoje..valendo 10 pontos

Soluções para a tarefa

Respondido por cidapinheiro
1
se deus e por mim quem sera contra mim,ninguem vai ao pai se nao por mim,
Respondido por sheeron
0

Resposta:

Ah… O silêncio do horizonte que recobria colinas e montes… No dia 05 de Maio, um célebre ontem…

Um marco que, na História, resplandeceria. Eis que, na então Província de Mato Grosso… na bela cidade de Mimoso, …. Ouviu-se ressoar um choro… de um menino fascinante e formoso, enviado por um Deus Majestoso… Então, Rondon ali nascia!… Sim, nasceu nos bonitos campos de Mimoso… Homem raro e talentoso,… Que reescreveria a história de seu povo, ilustremente e com maestria!… Também iria reescrever o mapa do Brasil… Viria a ser o apaixonante desbravador varonil, e Salvador de sua Etnia!

Sim, há 153 anos, nasceu este militar soberano… Era um divino plano… que o Criador escrevia!!

Era 05 de Maio… Nascia o menino notável, que, por Deus, seria exaltado… Seu choro já continha voz de comando! Voz talentosa de líder… Ó dom raro e insigne… que veio ao mundo, em epígrafe, ressoando…. E, ali em Mimoso, diga-se de novo,… Entre os mistérios do silêncio dos sertões de Mato Grosso,… Nasceu um homem ditoso,… Que, na História, seguiria respirando e brilhando! Caráter ilibado… Seu choro foi um brado… Um gênio, um superdotado… Que o Brasil estava precisando! Em sua fronte, uma luz radial,… Aurifulgente e especial,… Aureolada em sua expressão facial,… Reluzia e transparecia comando! Já nasceu com um grande chamado da Pátria… dominaria com talento, sem usar canhões, ribombo ou metralhas…. As feras do Pantanal, com competência fenomenal, ele ia controlando!… Dominaria não somente as feras do reino animal… Como também as ferozes tribos de índios, cuja cultura era canibal,… Com um talento de quem já nasceu um autêntico Marechal…

Guardado pelos anjos!

Era 1865… E sua mãe lhe disse: “Bem-vindo!”;. Nascia, pois, um espírito fascinante, um cientista exuberante, um militar sobremodo exímio! … Ó querido Mato Grosso,… Como você ficou mais formoso,… Depois que esse líder generoso… Desbravou-te com afinco!… Nascera com uma erudita missão: O índio brasileiro seria salvo da extinção… Pois Rondon os amou com todo o coração… E, nas línguas indígenas, o verbo amar foi entendido! Ah… Rondon, autêntico vulto da Pátria… Incomum sua existência, e magistral exemplo de proeminência seu legado brada! Marechal eternal que da paz é símbolo! …Filho de Cândido Mariano e Claudina Lucas Evangelista… Ambos foram chamados por Deus, e bem cedo deixaram esta vida… Mas, Deus cuidaria daquele gênio menino!

Sua mãe, neta de índios Bororos… Com dois anos de idade, dela, Rondon ficou órfão… E antes que Rondon nascesse seu pai já havia falecido! Esse grande herói militar, todas as tribos indígenas, decidiu amar… Com a nobreza do seu caráter lindo!… Rondon, o pai inesquecível de Mato Grosso… Por todas as gerações, seu legado segue honroso… Homem valente, inteligente e corajoso… Militar escolhido pelo Altíssimo! Pelo lado materno, descendente de índios Guaná, Bororo e Terena… E pelo paterno, de portugueses e espanhóis, genealogia autêntica… Ele viria a ser ilustríssimo!… Cândido Mariano da Silva era seu nome,… E da avó paterna ele reivindicou o Rondon por sobrenome… Porém, desde o ventre, Deus já o chamava pelo nome…: “Rondon… Rondon, Eu serei contigo!”.

O sobrenome “Rondon”;, em 1890, foi acrescentado… Em homenagem ao tio Manoel Rodrigues, pelo qual Rondon fora muito amado! … O avô materno de Rondon o criou até os sete anos, em Mimoso.

Então, seu tio Manoel o levou para Cuiabá. Em Mimoso, aprendeu as primeiras letras, e em Cuiabá as pode terminar… Então, terminou o primário e o ginasial, concluiu o curso normal, e tornou-se soldado habilidoso!

Perguntas interessantes