Português, perguntado por nainnydietz6085, 1 ano atrás

Poema: Receita para fazer um poema dadaísta (Tristan Tzara) "Pegue um jornal Pegue a tesoura Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema Recorte o artigo Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as em um saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público"1-)Esse tipo de texto mimetiza que tipo de texto? E qual a relação estabelecida com o texto mimetizado? 2-)Um elemento comum entre o poema e o texto parodiado e o uso de verbos no imperativo. Qual a função desse modo verbal em ambos os textos? Por que podemos chamar o poema de metalinguístico? 3-) O que há de anticonvencional: . Na Estrutura formal do poema? . No Conteúdo do poema? 4-) Leia a seguinte afirmação a respeito do poema e responda se ela é verdadeira ou falsa, justificando sua opinião. O Poema-manifesto da estética dada fulmina todas convenções poética tradicionais e inaugura uma '' antiarte'' anárquica, feita da destruição de tudo o que ate então se entendeu por arte.

Soluções para a tarefa

Respondido por Liziamarcia
68
A-) esse poema mimetiza que tipo de texto?
Este poema MIMETIZA ( imita ) um poema DADAÍTA .

que relação ele estabelece com o texto mimetizado?
O poema não estabelece relação entre o texto imitado ,pois o poema irá parecer com você , pois o poema DADAÍTA pretende ANULAR o significado das palavras e usar o significado da sonoridade do poema .

B-) um elemento comum entre o poema e o texto parodiado é o uso dos verbos no modo imperativo.

qual a função desse modo verbal em ambos os textos?
A função Do modo IMPERATIVO é expressar uma ordem ; uma sugestão ; uma recomendação. ; ou um conselho .

por que podemos chamar o poema de metalinguístico?
O poema DADAÍTA pode ser chamado METALINGUISTICA porque o seu foco narrativo está na construção e no código da mensagem pois o poema discute a própria língua .

c)o que há de anticonvencional :
-->>na estrutura formal do poema?
-o poema não tem forma ; rima ; nem METRICA ; temas aleatórios ; desprezo pelo tradicional

--->>no conteúdo do poema?
Temas irônicos ; irreverentes ; manifesto político ; em pura desconexão .

4- eu creio que esta afirmação é correta pois o DADAÍSMO surgiu para ser "uma antiarte" em desconecção total com a arte tradicional da epoca.
Respondido por thaissacordeiro
21

1. O poema imita um texto dadaísta. Não existe uma relação entre o texto escrito com o texto mimetizado, já que o intuito é acabar com o significado das palavras.

O autor apresenta maneiras de fazer um poema dadaísta, cujo objetivo é esquecer o significado das palavras. o foco está na sonoridade. Isto é, busca-se o grito e o urro.

Portanto a ideia do dadaísmo não era privar o leitor de significações. Ele estava livre para ter a sua interpretação.

Lembrando que o texto é de autoria de Tristan Tzara, um dos grandes nomes do dadaísmo.

2. O modo imperativo é usado para transmitir um conselho, uma ordem ou pedido.

O poema pode ser chamado de metalinguístico porque utiliza o código para explicar a própria linguagem.

A função da linguagem metalinguística é usada por fazer referência a própria linguagem, ou seja, existe a explicação do código pelo próprio uso do código.

Os dicionários e as gramáticas que têm como função explicar a linguagem dentro do próprio código.  

Outro exemplo seria um texto para explicar como fazer um texto. Um vídeo mostrando como faz um vídeo, e assim em diante.

3. O poema não apresenta uma forma, não é possível ver uma rima, os temas são diversos. Não existe uma linearidade, já que o intuito do dadaísmo é quebrar padrões. Não liga muito para a estrutura.

O tema do poema dadaísta é realizado de forma irônica, o autor faz uma brincadeira para explicar como é realizado esse tipo de texto. Escreve de forma criativa para mostrar como funciona o dadaísmo.

A temática envolve ainda um manifesto político, uma vez que o objetivo do dadaísmo é ir contra a arte tradicional e contra a burguesia.

4. A afirmativa é verdadeira.

O dadaísmo surgiu ainda na primeira guerra. Foi construído para lutar contra a burguesia e qualquer ordenação lógica. Eles criaram um grito para defender as suas ideias.

Não havia uma arte estática. Os artistas defendiam uma arte livre, ia contra à arte tradicional.

Os principais nomes dessa época são: Marcel Duchamp, Salvador Dalí, Tristan Tzara, Hans Arp, dentre outros.

No Brasil temos Mário de Andrade, principalmente com seu livro Paulicéia desvairada. Existe um poema com o título de “Ode ao burguês”.

Leia mais sobre funções da linguagem https://brainly.com.br/tarefa/20558082

Continue estudando sobre vanguardas europeias https://brainly.com.br/tarefa/20528984

Foto: Retrato de Tristan Tzara.

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes