• poema " o que dizer"
a) Leminski era poeta e tradutor, assim como Haroldo de Campos, a quem ele dedicou o poema. explique por que o primeiro verso sugere a facilidade de Campos em realizar seu trabalho de tradução.
b) O eu lírico sugere ter a mesma facilidade?
c) quantos versos e quantas estrofes compõe o poema?
d) o poeta construiu rima com os termos, diz, fiz e feliz. a palavra quis rima com essas palavras? justifique a sua resposta.
e) cite outras duas palavras que rimam.
me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)Por que ele diz,que aquilo que ele quer dizer,ele, simplesmente,diz.
B) Não.
C)Tem 09 versos,e uma estrofe.
D)Sim,rima. Pois,mesmo que esta palavra termine com "s",percebe-se,ao falar,o som de "z".
E)As palavras,"fazendo e querendo".
Espero ter ajudado :)
A) A facilidade está associada com a transparência e fidelidade com o que está sendo traduzido.
Dedicação do poema
O poema "O que dizer" de Paulo Leminski foi dedicado a Haroldo de Campos um grande e incontestável tradutor, em que é possível observar que em todo o poema Paulo associa com essa facilidade e transparência durante a tradução.
No primeiro verso a associação fica ainda mais clara com o seguinte trecho:
- "O que quer dizer diz".
Em que se estabelece uma relação com a fidelidade no momento de tradução de um determinado texto, que representa com palavras diferentes um mesmo sentimento.
Leia mais sobre dedicatória em: https://brainly.com.br/tarefa/14164957
B) Não, durante o poema é possível observar uma diferença.
Eu-lírico
No poema é possível notar que o eu-lírico e autor, demonstra uma oposição com a dedicação ao amigo Haroldo de Campos, á que diferentemente dele, Leminski não apresenta a mesma facilidade com área da tradução.
No poema, essa diferença fica evidente em:
- "coisa que eu nunca quis".
Trecho que está associado com a ação de Haroldo, mas ao mesmo tempo, nos ultimos trechos, é possível observar sua admiração a arte da tradução, que ao seu ver se relaciona com a capacidade de ter a si mesmo em um outro.
Leia mais sobre Leminski em: https://brainly.com.br/tarefa/50028688
C) O poema apresenta 9 versos e 1 estrofe.
Versos e estrofes
Nos poemas é possível observar que apresentam uma estruturação diferente de outros texto que apresentam sua divisão em parágrafos, apresentando-se divido em versos e estrofes.
Os versos nos poemas são a representação das linhas, ou seja, nos poemas a quantidade de linhas que ele apresenta é o equivalente de versos. Portanto, no poema de Leminski, ao apresentar 9 linhas, ele também apresenta 9 versos. Enquanto as estrofes representam o agrupamento dessas linhas, ou seja, agrupamento de versos em um poema.
Leia mais sobre versos e estrofes em: https://brainly.com.br/tarefa/51114671
D) Sim, a rima esta presente na fonética parecida dessas palavras.
Rima de um poema
A rima em um poema está relacionada com a sonoridade presente nas palavras, que indicam um determinado ritmo e até mesmo sonoridade, que também está associado com a fonética das palavras, ou seja, os sons que as palavras produzem ao serem ditas.
Desta forma, as palavras "diz", "fiz" e "feliz" apresentam a terminação com a mesma vogal e consoante, entretanto a palavra "quis" mesmo que não seja terminada com a mesma consoante, apresenta uma sonoridade semelhante, portanto, representa uma rima.
Leia mais sobre rima em um poema em: https://brainly.com.br/tarefa/49012507
E) As palavras "dizendo" e "querendo" também apresentam uma rima.
Métrica do poema
A métrica de um poema representa a medida de um determinado verso ou estrofe por completo, ou seja, representa a contagem das sílabas e suas sonoridades, chamadas também de sílabas poéticas, indicadas também pelas rimas de um poema.
Através da análise da métrica de um poema, nota-se a estruturação das palavras utilizadas para construir a sonoridade, como as palavras "querendo" e "dizendo" que apresentam as mesmas sílabas poéticas, influenciando na rima e ritmo do poema construído por Leminski.
Leia mais sobre a métrica de um poema: https://brainly.com.br/tarefa/25213259
#SPJ3