Português, perguntado por giselless1, 1 ano atrás

Poema - Identidade
Às vezes nem eu mesmo
Sei quem sou.
Às vezes sou
"o meu queridinho",
as vezes sou
"moleque malcriado".
Para mim
tem vezes que sou rei,
herói voador,
caubói lutador,
jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
sou mosca também,
que voa e se esconde
de medo e de vergonha
Às vezes sou Hércules,
Salsão vencedor,
peio de aço,
goleador.
Mas o que importa
o que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
eu sou quem sou,
eu sou eu,
sou assim,
sou menino.
Bandeira, Pedro. Cavalgando o arco-íris. 3. ed.. São Paulo: Moderna, 2002

1) Em alguns momentos, o menino se compara a "Hércules e Sansão" e a uma "pulga". Por quê?
2) Quantas linhas tem o poema "Identidade"?
3) Quantos versod formam o poema "Identidade"? E quantas estrofes?

Soluções para a tarefa

Respondido por Liziamarcia
335
1-) o menino se compara "A Hercules e Sansao "quando ele se sente forte e valente.E a uma PULGA quando ele se sente com medo ou vergonha .2-)Este poema foi escrito em VERSOS. Cada " verso "é uma linha do Poema. São 25 linhas .3-) Neste poema temos 25 versos e uma só estrofe.temos rimas nos versos 9,10e 11 voador/lutador/campeão nos versos 17/19 vencedor/goleador.

giselless1: Obrigadaaa
Liziamarcia: De nada !
Liziamarcia: Obrigada pela melhor resposta !
giselless1: De nada! ;)
Respondido por torres320
2

1. O menino se compara a Hércules e Sansão quando ele se sente forte, alguém poderoso. Por outro lado, quando se sente mal, ele se acha pequenino e se compara a uma pulga.

Essas três comparações demonstram o caráter contraditório do eu lírico, que, ao descrever a sua própria identidade, é capaz de se enxergar de maneiras distintas, indo de um extremo da força - ao se comparar a Sansão e a Hércules -, ao extremo da fraqueza, ao se comparar a um pequeno animal, como uma pulga ou uma mosca. Assim, ora se sente um "caubói voador", ora se vê como um ser insignificante.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/27691150

2. O poema apresenta vinte e cinco linhas.

Em um texto poético, como músicas e poemas, temos a divisão que ocorre em versos e estrofes, como será considerado no item 3. Esses textos não são organizados em parágrafos. Dessa forma, dizemos que a escrita é em verso.

Outros gêneros apresentam a estrutura de parágrafo. Nesses casos, dizemos que o texto é estruturado em prosa e não em verso como os poéticos são. Como exemplo, podemos citar os textos jornalísticos, narrativas em geral e textos de caráter dissertativo-argumentativo.

Link:https://brainly.com.br/tarefa/26338682

3. O poema "Identidade" apresenta vinte e cinco versos e apenas uma estrofe.

Os poemas são textos divididos em versos e estrofes. Nesse gênero, chamamos as linhas de versos. Já a estrofe é um conjunto de versos. Assim, o poema tem 25 versos, pois esse é o número de linhas e apresenta apenas uma estrofe pois só há um grupo de versos.

Uma estrofe pode ter vários versos. Uma estrofe com um verso é chamada de monóstico. Como vimos na questão 1, também existem quartetos (estrofes de quatro versos) e tercetos (estrofes de três versos).  Na verdade, esses foram apenas alguns exemplos de como podem ser classificadas as estrofes, dependendo do número de versos que ela apresenta. 

Link: https://brainly.com.br/tarefa/27001211

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes