Poderíamos empregar a palavra “moderno” de forma bastante vaga para significar “do presente”, o que é atual. Nesse sentido informal, ela se refere ao que é contemporâneo e é definida por sua diferença em relação ao passado [...] “ Arte Moderna” não significa necessariamente o mesmo que “Arte do período moderno”, pois nem toda a arte produzida nesse período é julgada “moderna” – considera-se que somente certos tipos de arte jus ao título.” (Franciscina, F. Modernidade e Modernismo: a pintura francesa do século XIX. São Paulo: Cosac & Nalf, 1988. p.7). QUAL característica modernista fica evidente no texto e na imagem, se baseando principalmente na arte do final do século XIX? *
A))Nas pinturas desse período, nota-se o clima bucólico em pinceladas quase imperceptíveis;
B))É uma pintura que valoriza, sobretudo, os detalhes faciais com certa precisão no tratamento da superfície;
C))Além de ser presente, o moderno significa, a ordem dos valores pictóricos segundo os padrões de beleza;
D))É uma pintura acadêmica, com ideais clássicos de beleza e simetria, conforme estabelecido na Grécia Antiga;
E))As pinturas desse período lidam com imagens modernas, cujos limites das pinceladas não são definidos.
Soluções para a tarefa
Resposta: a resposta e a letra (E)
Explicação:
Resposta:
E
Explicação:
Há uma preferência pela retratação de cenas contemporâneas, sobretudo vinculadas à vida urbana parisiense do final do século XIX e começo do século XX. Em função das preocupações estéticas do Impressionismo, não há limites bem demarcados para as pinceladas. Nas pinturas do final do século XIX, vigorava o Impressionismo e começavam a se desenhar as condições para a afirmação das vanguardas europeias. Desde o Impressionismo, as pinceladas imprecisas sobre a tela são evidenciadas. Nesse movimento, há também uma tendência para execução de contornos menos nítidos e mais desfocados. Graças às contribuições estéticas realistas, naturalistas e simbolistas, a arte vinha se emancipando da preocupação de representação dos padrões de beleza. Havia, então, uma tendência de ruptura com os valores da tradição clássica, pois esses preceitos não eram capazes de atender às demandas da pintura moderna, considerando-se, principalmente, seu contexto de produção.