Poderiam analisar e dá uma nota para minha redação?
O tema é: Epidemias Contemporâneas e seus desafios relacionados á histeria coletiva.
No passado, por volta de 1346 e 1353, foi quando a peste negra atingiu o seu auge, matando milhões de pessoas. De tal forma, que chegou a se torna uma epidemia e depois uma pandemia. Avançando no tempo e indo para contemporaneidade, observa-se que esse tipo de acontecimento é muito singelo. Atualmente está no auge o coronavírus e com isso também surgir a histeria coletiva.
Em primeiro lugar, é importante destacar esse movo vírus, que apareceu, assim percebendo os meios pelo qual ele é transmitido. Sendo eles: gotículas de saliva, espirros e contato próximo entre outras coisas. Consequentemente, vem causando um pânico na população mundial. Por se espalhar pela proximidade, então uma das recomendações é evitar lugares com aglomerações de pessoas.
Ademais, é preciso levar em consideração também a economia, que vem caindo muito. Nos Estados Unidos, mesmo, a bolsa de valores perdeu quase 12% do seu valor, sendo considerado uma das piores épocas para o mercado de ações, desde a crise financeira de outubro de 2008. Porém, enquanto em algumas áreas está declinando, outras, como empresas de fabricação de vacinas, desinfetantes e máscaras, estão ganhando muito espaço no mercado de ações.
Portanto, infere-se, que medidas deverão ser tomadas para sonar à chagar. No qual o Ministério da Saúde juntamente com o MEC, irão fazer palestras e campanhas, por meio das escolas e redes sociais, alertando o povo brasileiro, sobre essa nova pandemia. E somente assim, tentar acalmar e prevenir a população. Tentando evitar, que aconteça o mesmo tipo de situação que ocorreu com a peste negra.
Soluções para a tarefa
Resposta: Olá. Tudo bom? Não posso dar uma nota ‘assertiva’ pois sou, assim como você, estudante. Mas com base no que sei sobre as competências que precisamos cumprir na redação do ENEM, vou apontar os erros e acertos que pude notar e tentar simular sua nota.
Competência 1
Você demonstrou, por diversas vezes, não dominar a escrita formal da língua portuguesa. Os erros mais comuns foram de concordância (“chegou a se torna”) (“algumas áreas está declinando”), de ortografia (“movo”), uso inadequado da crase (“sonar à chagar”) etc. Você também deu a entender, em alguns trechos, desconhecimento do significado das palavras usadas, como quando no primeiro parágrafo disse que “esse tipo de acontecimento é muito ‘singelo’ ”, sendo que acabara de falar da PESTE NEGRA.
Competência 2
Você demonstrou conhecer a estrutura dissertativa-argumentativa basicamente, sua tese não ficou muito clara, portanto, apesar de ter usado dados e outros recursos, não ficou muito explícito em prol ‘de quê’ você estava manuseando essas informações. E sobre compreender a proposta de redação, foi mediana.
Competência 3
Como você não deixou a tese muito explícita, acredito que acabaria se prejudicando também na competência 3, pois apesar de ter apresentado informações, fatos e opiniões sobre o assunto não deixa claro que* ponto de vista está tentando defender ao utilizar tais recursos; ademais, estão basicamente organizados e você colocou alguns argumentos de autoria, ainda que bem previsíveis.
Competência 4
Você utilizou diversos recursos linguísticos para relacionar e organizar ideias; o tamanho dos períodos também está bom. Acredito que você teve bom desempenho nessa competência.
Competência 5
Sua proposta de intervenção foi vaga. Está relacionada ao tema e ao que foi desenvolvido, mas não apresenta muito detalhamento.
Acredito que sua nota estaria próxima a 600 pontos (mais ou menos).
Dica: Sempre se utilize de palavras/ termos que você realmente conhece. Às vezes, é melhor utilizar uma palavra/termo simples, mas que faça sentido, do que um rebuscado "bonito" que não tem nada a ver com o que estamos falando.