Podendo chegar até vinte metros de comprimento, o tubarão-baleia é o maior representante dos peixes. Qualquer criatura marinha com esse tamanho é normalmente muito temida, mas por causa de sua dieta basicamente planctônica ele não oferece ameaça ao homem. Entretanto, outros membros de sua superordem já causaram acidentes a vários banhistas nas praias. Com relação à dieta do tubarão-baleia, pode-se afirmar que ele come, principalmente: (A) esponjas, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar e tainhas. (B) sardinhas, caranguejos, ostras e caravelas. (C) tainhas, arraias, tartarugas e robalos. (D) caranguejos, siris, sardinhas e tainhas. (E) microcrustáceos, algas, protozoários e pequenos anelídeos.
Soluções para a tarefa
O tubarão-baleia é uma espécie de tubarão considerado o maior peixe do mundo. Mas apesar do tamanho, ao contrário das demais espécies de tubarões, ele se alimenta por filtração.
Seu habitat são águas abertas dos oceanos tropicais de águas com temperaturas acima de 21 graus Celsius.
Possui a boca grande e alimenta-se principalmente de plânctons, Krill, algas, pequenos peixes, anchovas e sardinhas e também pode se alimentar de pequenos crustáceos (larvas de caranguejo, lulas).
Espero ter contribuído, bons estudos!
Resposta:
Alternativa correta E
Explicação:
Dá-se o nome de plâncton ao conjunto de organismos que vivem na superfície das águas à mercê das correntezas, isto é, sem capacidade de vencer a força das marés, podendo ser heterótrofos (zooplâncton) ou autótrofos (fitoplâncton).
Dentre as opções acima, a letra E traz exemplos de organismos planctônicos.