História, perguntado por fabricio0360, 8 meses atrás

Podemos relacionar os elementos presentes na fotografia às políticas implementadas no governo de

Juscelino Kubitschek (1955-1960), que foram reunidas no chamado “Plano de Metas”. Explique os se-

guintes fenômenos, com base nas transformações que o Brasil vivenciou nas décadas de 1950 e 1960.

Industrialização
Urbanização
êxodo rural

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por albertopucmg
185

Resposta:

Explicação:

Uma movimentada avenida em São Paulo.

Industrialização: A implantação da indústria automobilística.  Com incentivos fiscais, a Vemag, instalada em São Paulo, foi a primeira fábrica a produzir veículos genuinamente nacionais. Foram também instaladas as fábricas da Volkswagen, Mercedes Benz, Willis Overland, General Motors e Ford. Em 1957 os automóveis da Volkswagen do Brasil começaram a ser fabricados inteiramente no nosso país.

Urbanização: A fundação de Brasília, a nova capital do país, considerada a meta síntese do governo JK. A localização no planalto Central, em Goiás, era estratégica, pois criaria um polo dinâmico no interior do país.

Êxodo Rural: Com o crescimento das indústrias e das obras de infra – estrutura por todo o país muitas pessoas deixaram a zona rural para trabalhar nas grandes cidades, em busca de uma vida melhor.  


MauricioMJSL: nu
silvampamella: grande em kk
Respondido por nataliafransantos
5

Os fenômenos baseados nas transformações que o Brasil vivenciou nas décadas de 1950 e 1960 foram:

Industrialização: a indústria passou a ser uma grande prioridade do governo e passou a receber grandes investimentos de capitais nacionais e estrangeiro.  

Urbanização: é um fenômeno que acompanha a industrialização.  No Brasil ela aconteceu de maneira desordenada, concentrando um grande número de pessoas nos grandes centros urbanos,  em muitos casos  vivendo de maneira precária.  

Êxodo rural: é a saída das pessoas para a cidade em busca de uma vida melhor.  Durante o período citado,  o campo brasileiro dava início à mecanização de sua agricultura, o que diminuiu a quantidade de empregos na zona rural,  e fez com que grande parcela da população saísse do campo em busca de melhores oportunidades de trabalho e de vida nas cidades.  

Durante o governo de Juscelino Kubitschek , sua política desenvolvimentista, concretizada com seu plano de metas, instalaram-se no país sede de filiais das indústrias multinacionais,  de bens de capital e bens de consumo duráveis.  

A associação de capitais nacionais,  privados e estrangeiros, com investimentos estatais,  levou à formação no Brasil de um parque industrial complexo,  nos setores de bens de consumo, de produção e de capital.  

Bons estudos !

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/45411132

Anexos:
Perguntas interessantes