Podemos observar que no livro, além do Saci, há outros personagens do folclore brasileiro. Quais são esses personagens e quais suas principais características?
rápido pffff
URGENTEEE
As pri
meiras histórias sobre essa criatura surgiram nas tribos indígenas do sul do Brasil. Na época, o or mulata e um rabo.
Saci era retratado como uma espécie de pequeno diabo, com duas pernas,
Soluções para a tarefa
Personagens: Iara
Iara mãe dagua
Também conhecida por Uiara ("senhora das águas", na língua tupi-guarani), esta é a personagem da famosa lenda da Mãe D'Água, uma das mais representativas do folclore brasileiro.
A lenda da Iara conta que esta é uma criatura metade mulher e metade peixe (uma espécie de sereia), que habita os rios da região amazônica.
A Mãe D'Água é descrita como tendo os cabelos negros, compridos e uma voz hipnotizante. De acordo com a lenda, Iara emite um som tão agradável que todos os homens ficam atraídos.
Lenda da Iara
A história tradicionalmente transmitida pelos indígenas diz que Iara era uma bela jovem e todos os seus irmãos sentiam inveja de sua beleza.
Além de extremamente bonita, Iara também era uma guerreira muito corajosa. Assim, a única solução que seus irmãos encontraram para se livrar de tamanha inveja seria matar a jovem.
Mas, Iara consegue matar os seus irmãos primeiro. Consequentemente, Iara foge para não ter que sofrer com a punição do seu pai, o pajé da tribo. Mas este acaba por encontrá-la e como punição, lança a filha ao rio.
Os peixes salvam Iara, transformando-a em sereia. Assim, a índia começa a usar a sua beleza e sedutora voz para atrair os homens ao fundo do rio, matando-os afogados.
Ainda segundo a lenda, o homem que tem a "sorte" de escapar da maldição da Iara, fica louco. Apenas um poderoso pajé teria a capacidade de fazer a pessoa voltar ao seu estado normal.
Originalmente, as primeiras histórias sobre a lenda da Iara narrava a personagem como um homem, chamado de Ipupiara. Este tritão tinha a fama de devorar os pescadores da região. Apenas a partir do século XVIII que, supostamente, a lenda da Iara ganhou a versão que é popular atualmente.
Saci-Pererê
saci perere
Outra personagem bastante popular do folclore nacional. O Saci-Pererê é descrito como um menino negro que tem apenas uma perna, usa um gorro vermelho e está sempre com um cachimbo na boca.
O Saci é conhecido por ser muito brincalhão. Entre as suas principais travessuras as mais conhecidas são:
fazer a comida queimar;
trocar o sal pelo açúcar;
fazer tranças no rabo dos cavalos;
assoviar para assustar animais e pessoas;
esconder objetos domésticos, etc.
Apesar de ser caracterizado por ter esses comportamentos, o Saci-Pererê não costuma ser violento, de acordo com as principais lendas.