Sociologia, perguntado por isaamozart809, 11 meses atrás

Podemos entender que o movimento social é resultado da incapacidade do Estado de atender as necessidades de seus cidadãos. Segundo os pilares da sociologia, temos três formas de analisar o movimento social:

I. O marxismo vê que a sociedade capitalista se desenvolve de forma contraditória, já que a produção é realizada por todos, "as casas são produto do trabalho coletivo, mas a apropriação, o consumo é privado" (TOMAZI, 2000, p. 224); isto é, apenas para alguns.

II. A segunda forma de análise é a dos denominados neopositivistas, que recebem influência da teoria de Durkheim. Segundo essa forma de pensar, o movimento social não representa um conflito, mas um desequilíbrio social; pois não existem desigualdades sociais entre as classes, sendo que a ordem deve ser instaurada por meio do atendimento das reivindicações ou pela ação da polícia.

III. A terceira forma de análise é a culturalista, fundamentada na teoria de Weber, a qual busc

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
4

A primeira alternativa é correta e a segunda é falsa.

Os movimentos sociais acontecem, e, eles devem acontecer para a manutenção do espaço em que vivemos, visto que sem a chuva não viveremos da melhor forma possível.

A  importância dos movimentos se dão através do cumprimento da cidadania pelos indivíduos, que, dentro de uma determinada sociedade buscam a melhoria através de um contexto específico, geralmente buscado por grupos de menor expressão ou que estão em processo de repressão pelos atores sociais dominantes.

Assim, os movimentos sociais se referem à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político,  

Perguntas interessantes