Podemos entender como ocorre a definição dos espaços regionais pelas delimitações geográficas e a produção de mapas que institucionalizam os estados, oferecendo-lhe uma visão física sobre eles e demarcando suas fronteiras. Além das delimitações geográficas, de que outra maneira são constituídos os espaços regionais?
Alternativas:
a)
Os espaços regionais são delimitados apenas pelas fronteiras físicas dos Estados e municípios.
b)
Os espaços regionais são uma representação cultural, resultado da ação dos homens. Essas representações são criadas a partir de discursos referentes aos espaços que constituem a identidade dos homens ali estabelecidos.
c)
Os espaços regionais são formados através das fronteiras de cada município. Essas fronteiras sempre são estabelecidas através de consulta à população.
d)
Os espaços regionais são formados sempre tendo os rios como os principais constituidores de fronteiras que demarcam as separações entre um espaço e outro.
e)
Os espaços regionais são construídos "exclusivamente" através do interesse das elites que promovem uma organização de acordo com os seus interesses.
2)
"No conjunto da História do Brasil, em termos de senso comum, pensamento social e imaginário, poucas categorias têm sido tão importantes, para designar uma ou mais regiões quanto a de ‘sertão’". (AMADO. J. Região, sertão e nação. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.8 , 1995, p. 145).
De acordo com o excerto acima, considere as alternativas a seguir:
I.O conceito de região é algo que se modificou durante o tempo, pois desde a antiguidade a palavra regione era utilizada para designar áreas, independentes ou não, que estavam subordinadas ao Império Romano;
II.Atualmente, no Brasil a palavra sertão é utilizada apenas para designar uma subárea do Nordeste situada a oeste do agreste e da zona da mata;
III.A região é um objeto de análise da Geografia e da História. A História se interessa pelo processo de formação das regiões e de suas representações.
Assinale a alternativa que apresenta as posições corretas:
Alternativas:
a)
Apenas a II está correta.
b)
I e III
c)
I e II
d)
II e III
e)
Apenas a III está correta.
3)
"O estudo de História Local e Regional nem sempre teve importância no mundo acadêmico, apenas a partir da final década de 1980, surgem trabalhos mais sistematizados relacionados ao tema. Isso só foi possível graças a uma nova concepção metodológica que surgiu na França em 1929, denominada de Nova História. A partir desta nova abordagem historiográfica, passou a existir uma diversificação no conceito de fonte histórica, bem como uma dinamização no objeto de estudo do pesquisador." (SILVA, L C. B. A importância do estudo de História Regional e Local no Ensino Fundamental. ANAIS do III Encontro Estadual de História: Poder, Cultura e Diversidade).
A partir das concepções da Nova História foi possível desenvolver estudos em História Regional e Local. Os conteúdos de História Regional e local devem ser trabalhados nas aulas de História pelos professores por:
Alternativas:
a)
Trazerem aos alunos as mesmas concepções dos livros didáticos com o conhecimento histórico universalizado em temas de História Geral e do Brasil.
b)
Valorizarem os mitos e heróis nacionais como Tiradentes.
c)
Permitirem aos alunos o aprendizado da história econômica do Brasil, enfatizando os ciclos da cana-de-açúcar e do café que ainda são muito importantes para a economia de nosso país.
d)
Possibilitarem um ensino mais crítico, capaz de despertar a criatividade, de mobilizar ações de transformação social e novos objetos de estudos, incluindo o aluno dentro da perspectiva histórica com a sua realidade e suas experiências sociais.
e)
Demonstrarem aos alunos a importância da história nacional em detrimento da história regional e local.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
1-b 2- b 3-d 4-a 5-c
Perguntas interessantes