Podemos entender a Sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. A evolução do pensamento científico, que vinha se constituindo desde Copérnico, passa a cobrir, com a Sociologia, uma nova área
do conhecimento ainda não incorporada ao saber científico, ou seja, o mundo social. Surge posteriormente à constituição das ciências naturais e de diversas ciências sociais.
A sua formação constitui um acontecimento complexo para o qual concorrem uma constelação de circunstâncias, históricas e intelectuais, e determinadas intenções práticas. O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos de desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. A sua criação não é obra de único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso.
O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da Sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir dessa época colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu. A dupla revolução que este século testemunha – a industrial e a francesa – constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista. A palavra sociologia apareceria somente um século depois, por volta de 1830, mas são os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução que a precipitam e a tornam possível.
Não constitui objetivo desta parte do trabalho proceder a uma análise destas duas revoluções, mas apenas estabelecer algumas relações que elas possuem com a formação da Sociologia. A Revolução Industrial significou algo mais do que a introdução da máquina a vapor e dos sucessivos aperfeiçoamentos dos métodos produtivos. Ela representou o triunfo da indústria capitalista, capitaneada pelo empresário capitalista que foi pouco a pouco concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas sob seu controle, convertendo grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos.
Cada avanço em relação à consolidação da sociedade capitalista representava a desintegração, o solapamento de costumes e instituições, até então existentes, e a introdução de novas formas de organizar a vida social. A utilização da máquina na produção não apenas destruiu o artesão independente, que possuía um pequeno pedaço de terra cultivado nos seus momentos livres. Este foi também submetido a uma severa disciplina, a novas formas de conduta e de relações de trabalho, completamente diferentes das vividas anteriormente por ele.
Num período de oitenta anos, ou seja, entre 1780 e 1860, a Inglaterra havia mudado de forma marcante a sua fisionomia. País com pequenas cidades, com uma população rural dispersa, passou a comportar grandes cidades, nas quais se concentravam suas nascentes indústrias, que espalhavam produtos para o mundo inteiro. Tais modificações não poderiam deixar de produzir novas realidades para os homens dessa época. A formação de uma sociedade que se industrializava e urbanizava em ritmo crescente implicava a reordenação da sociedade rural, a destruição da servidão, o desmantelamento da família patricial etc. A transformação da atividade artesanal em manufatureira e, por último, em atividade fabril, desencadeou uma maciça emigração do campo para a cidade, assim como engajou mulheres e crianças em jornadas de trabalho de pelo menos doze horas, sem férias e feriados, ganhando um salário de subsistência. Em alguns setores da indústria inglesa, mais da metade dos trabalhadores era constituída por mulheres e crianças que ganhavam salários inferiores aos homens.
Com base na leitura do texto, responda:
De que forma as mudanças que ocorriam na época descrita se relacionam com o surgimento da Sociologia?
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
a Revolução Industrial foi um dos grandes fenômenos sociais que contribuiu para o nascimento da Sociologia
Explicação:
a Revolução Industrial foi um dos grandes fenômenos sociais que contribuiu para o nascimento da Sociologia
Respondido por
0
As mudanças que ocorreram no século XVIII foram responsáveis pelas transformações sociais, culturais, políticas, econômicas e tecnológicas de muitos países da Europa.
O surgimento da Sociologia
A Sociologia surgiu (no século XIX) com o objetivo de compreender as mudanças que estavam sendo causadas pela Revolução Industrial. Note que a Revolução Industrial foi responsável pelos seguintes acontecimentos:
- Aumento do número de fábricas
- Geração de empregos
- Crescimento das cidades
- Aumento populacional
- Avanço do êxodo rural
Aprenda mais sobre o tema surgimento da Sociologia em:
https://brainly.com.br/tarefa/13282066
Lute e acredite em seu potencial!
Anexos:
Perguntas interessantes