História, perguntado por lobychgray, 5 meses atrás

Podemos dizer que os criollos que lideraram o processo de independência da maior parte das regiões sob domínio espanhol na América incorporaram em suas práticas políticas as ideias de liberdade e igualdade defendidas pelo iluminismo? Por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por galdinogizelda31
12

Resposta:

O processo de independência da América Espanhola ocorreu em um conjunto de situações experimentadas ao longo do século XVIII. Nesse período, observamos a ascensão de um novo conjunto de valores que questionava diretamente o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias. O iluminismo defendia a liberdade dos povos e a queda dos regimes políticos que promovessem o privilégio de determinadas classes sociais.

Sem dúvida, a elite letrada da América Espanhola inspirou-se no conjunto de ideias iluministas. A grande maioria desses intelectuais era de origem criolla, ou seja, filhos de espanhóis nascidos na América desprovidos de amplos direitos políticos nas grandes instituições do mundo colonial espanhol. Por estarem politicamente excluídos, enxergavam no iluminismo uma resposta aos entraves legitimados pelo domínio espanhol, ali representado pelos chapetones.

Perguntas interessantes