Podemos dizer que o trexo de Machado de Assis possui características literárias
A) identifique o trecho que configura uma narrativa
B) a parte que fala dos artigos pode ser considerada literária? O que a diferencia dos textos legalistas?justifique de acordo com o texto.
Soluções para a tarefa
Resposta:2-A fala dos artigos pode ser considerada literária somente se ela centrar-se no uso estético da escrita, ou seja, possuir um viés central de produção textual artística, produção literária. O oposto de produção literária é produção não-literária.
Os textos não-literários são aqueles que não possuem um viés artístico e sim a informação, a comunicação e a objetividade, sendo que exemplos desse gênero textual são as matérias de jornais, os artigos de jornais, informativos, notas de imprensa, etc.
Explicação:
Aquele que observa rigorosamente o texto da lei, sem fazer nenhuma interpretação jurídica, mas tão-somente gramatical, sem atender à intenção e ao espírito do legislador.
Exemplo de uso da palavra Legalista:
"burguesia de acumuladores de empregos, de políticos de honestidade suspeita, de leguleios afreguesados, de médicos milagrosos ou de ricos desavergonhados"
Espero ter ajudado!!!!!
01. Trecho que configura uma narrativa:
"Ocorreu-me compor umas certas regras para uso dos que frequentam bondes".
No trecho acima já é possível perceber que se trata de uma narrativa, já que notamos a existência de um narrador: "Ocorreu-me".
___________________________________________
02. A parte em que fala dos artigos somente poderia ser considerada literária se fosse centrada no uso estético da escrita, isto é, conter um viés central de produção textual artística, produção literária.
Os textos legalistas, ao contrário da narrativa, não apresentam um viés artístico.
Espero ter ajudado!